Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16770
Título: Identificação de emoções mediante expressões faciais em imagens de webcam utilizando técnicas de aprendizagem de máquina em ambiente web
Autor(es): Rosa, Carina Cristina
Bueno, Felipe
Orientador(es): Pimenta, Thalita Scharr Rodrigues
Palavras-chave: Expressão facial
Emoções
Sistemas de reconhecimento de padrões
Visão por computador
Processamento de imagens - Técnicas digitais
Facial expression
Emotions
Pattern recognition systems
Computer vision
Image processing - Digital techniques
Data do documento: 26-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ROSA, Carina Cristina; BUENO, Felipe. Identificação de emoções mediante expressões faciais em imagens de webcam utilizando técnicas de aprendizagem de máquina em ambiente web. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Por meio de diversas pesquisas realizadas na literatura relacionadas com reconhecimento de expressões faciais, percebeu-se a ausência de aplicações no contexto web, ou seja, com uma interface para o usuário final sendo exibida em um navegador comum, com acesso a webcam. O presente trabalho propõe uma solução utilizando a internet para realizar esta tarefa. O trabalho é inicializado com a revisão bibliográfica referente a emoções, reconhecimentos de padrões e análise de trabalhos correlatos. Posteriormente é estudada a metodologia de desenvolvimento. Após a execução das tarefas anteriores, é desenvolvidos os módulos do sistema, bem como a definição do esquema de treinamento da PCA (Análise de Componentes Principais) e a aquisição de imagens para tal tarefa. Com a base de dados CAFE e utilizando o processamento de equalização de histograma juntamente com o filtro Sobel, definidos na biblioteca JavaCV, obteve-se uma taxa de reconhecimento de 100% para a emoção alegria.
Abstract: Through various researches in the literature related to facial expressions recognition, it was noticed the lack of web context applications, in other words, with an end-user interface running on a common web browser with access to webcam. This work proposes a solution using the internet to accomplish this task. The work will start with a literature review concerning emotions, pattern recognition and analysis of related works. After that will be studied development methodology. After performing the previous tasks will be developed system modules, as well as the definition of the training scheme of PCA (Principal Component Analysis) and image acquisition for such a task. With CAFE database and using the histogram equalization processing with the Sobel filter as defined in JavaCV library, obtained a joy emotion recognition rate of 100%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16770
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2012_2_05.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.