Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStadler, João Paulo-
dc.date.accessioned2016-09-29T19:34:42Z-
dc.date.available2016-09-29T19:34:42Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationSTADLER, João Paulo. Análise de aspectos sociocientíficos em questões de química do Enem: subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadã. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1649-
dc.descriptionAcompanha: Manual didático: o emprego de aspectos sociocientíficos no ensino de químicapt_BR
dc.description.abstractTo use didactic sequences that consider socio-scientific issues (SSI) perspectives can be a strategy to develop the competences and abilities required on the National Standards (PCN) and on the High School National Exam (Enem) References Guide and the specific objective proposed to Chemistry teaching. The usage of SSI, including in wide-ranging evaluations, such as the Enem, requires the demands: topic relevance, with the usage of global themes for example; controversy, i.e. a stimulus to the development of argumentation to elaborate and evaluate hypothesis and make decision considering the established controversy; and the relation between the two requirements with the scientific knowledge. By using de Content Analysis proposed by Bardin on the question of the National Exam was possible to design an exam profile. In contrary to what was expect as a profile for the Enem, the exam presents a disciplinary and propaedeutic profile, reflecting the Universities needs for their admission process, which can result in an exam with only a few questions with SSI characteristics, demotivating its usage in classes. Therefore, the development of material that presents orientations and examples for SSI activities can be a way to spread the methodology to Chemistry teachers and stimulate its usage and. It can possibly cause chances in Enem characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teaching - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectDebates and debatingpt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAnálise de aspectos sociocientíficos em questões de química do Enem: subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadãpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of socio-scientific issues on the questions of chemistry in Enem: subsidy for didatic material elaboration considering the training for citizenshippt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEmpregar sequências didáticas que apresentem aspectos sociocientíficos (ASC) pode ser uma estratégia que possibilite o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em conjunto com aspectos científicos descritos para o ensino de Química. O emprego de ASC, inclusive em exames de larga escala como o Enem, prescinde da relevância do tema proposto, com o emprego de temas globais, por exemplo; da controvérsia, ou seja, um estímulo ao exercício de argumentação para elaboração e avaliação de hipóteses e tomada de decisão e a relação desses requisitos com os conteúdos científicos. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, sobre questões de Ciências Naturais do Enem de 2009 a 2004, foi traçado um perfil da prova. Contrariamente ao esperado, o Enem apresenta caráter disciplinar e propedêutico, o que reflete os anseios das instituições de ensino superior que passaram a aceitá-lo como forma de ingresso. Em contraste, apresenta, também, poucas questões com que abordam ASC, o que pode causar a desmotivação em empregar a discussão desses aspectos em sala de aula. Desse modo, foi desenvolvido um material que apresenta orientações e exemplos para a realização de práticas que envolvam ASC pode ser um meio de difundir e estimular a utilização de práticas entre professores de Química de modo a discutir, possivelmente, reflexos nas características dos exames do Enem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0901574363008978pt_BR
dc.contributor.advisor1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677353483407898pt_BR
dc.contributor.referee1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva-
dc.contributor.referee2Pereira, João Amadeus Alves-
dc.contributor.referee3Kleinke, Mauricio Urban-
dc.contributor.referee4Santos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Stadler, João Paulo_2015.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Stadler,João Paulo_2015_1.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons