Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1648
Título: Educação na era do hipertexto: uma experiência diferenciada na biologia
Título(s) alternativo(s): Education in the age of hypertext: a differentiated experience in biology
Autor(es): Chudzik, Gilberto
Orientador(es): Zara, Kátya Regina de Freitas
Palavras-chave: Sistemas hipertexto
Smartphones
Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Hypertext systems
Biology - Study and teaching
Learning
Data do documento: 6-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CHUDZIK, Gilberto. Educação na era do hipertexto: uma experiência diferenciada na biologia. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar em que medida o uso de hipertexto em smartphones (celular inteligente), seguindo uma unidade didática que envolve conceitos sobre Fungos poderá contribuir para a aprendizagem no ensino de Biologia. O estudo foi realizado com vinte e três alunos do 4º ano do curso técnico integrado, nível médio, em 2014. A pesquisa constatou que ensinar com ajuda do celular inteligente aumentou o interesse dos alunos pelo conteúdo, pois permitiu o acesso aos conceitos de forma mais atraente, com maior número de ilustrações, promovendo maior interação no grupo e melhorando a compreensão dos conceitos. Na avaliação da aprendizagem com o uso de hipertexto no celular, os alunos apresentaram 77,8% de acertos nas questões avaliadas, enquanto em avaliação similar sem o uso do hipertexto atingiram 60% de acertos. Apesar dos resultados indicarem que a proposta do hipertexto foi positiva, acredita-se que o uso concomitante de objetos de aprendizagem diferenciados (gráfico, animação, simulação, áudio, vídeo, entre outros) auxiliaria o aumento da construção de conhecimento pelos alunos, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, pois a simulação do experimento seria um recurso conveniente.
Abstract: This research aims to investigate to what extent the use of hypertext smartphones (smartphone), following a teaching unit that involves concepts of fungi can contribute to learning in teaching Biology. The study was conducted twenty-three students of the 4th year of the integrated technical course, average level in 2014. The survey found that teaching with the help of smartphone increased student interest for the content, it allowed access to the concepts in a more attractive, with more illustrations, promoting greater interaction in the group and improving the understanding of the concepts. In the evaluation of learning with the use of hypertext in the cell, the students showed 77.8% accuracy in the evaluated issues, while in similar evaluation without the use of hypertext reached 60% accuracy. Although the results indicate that the proposed hypertext was positive, it is believed that the concurrent use of different learning objects (graphic, animation, simulation, audio, video, etc.) would help increase the construction of knowledge by students, particularly when the school has no laboratory, for the simulation of the experiment would be a convenient feature.
Descrição: Acompanha: Sequência didática: trabalhando o conceito e as características dos fungos: pesquisa de campo para identificação dos fungos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1648
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Chudzik, Gilberto_2015.pdf16,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Chudzik, Gilberto_2015_1.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.