Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16325
Título: Análise de custos da fabricação de um triturador de plástico na UTFPR-PG em comparação com serviços terceirizados
Título(s) alternativo(s): Cost analysis of a plastic's shredder manufacturing on UTFPR-PG and comparing with third-party companies’ services
Autor(es): Carvalho, Ricardo Schwab Casimiro
Orientador(es): Carvalho, Marcelo Vasconcelos de
Palavras-chave: Processos de fabricação - Custos
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Plásticos
Manufacturing processes - Costs
Recycling (Waste, etc.)
Plastics
Data do documento: 3-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CARVALHO, Ricardo Schwab Casimiro. Análise de custos da fabricação de um triturador de plástico na UTFPR-PG em comparação com serviços terceirizados. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Dentro do conceito de redução de desperdício de plásticos, buscando se ter um ciclo interno de reciclagem na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, é projetado um triturador de plástico utilizando apenas recursos disponíveis na Universidade. Por se tratar de recursos públicos o real custo normalmente não se é exposto, logo é feita uma estimativa de custo da fabricação do triturador tendo-se em base a matéria-prima, a utilização das máquinas e desgaste de ferramentas. Compara-se os custos, vantagens e desvantagens entre se fabricar o triturador com processos convencionais disponíveis na UTFPR-PG e entre terceirizar a fabricação de um projeto de triturador similar utilizando corte a laser e a plasma, processos de fabricação normalmente utilizados na fabricação de um triturador de pequeno porte.
Abstract: Inside the concept of reducing the plastic’s waste, aiming to an internal recycling system of plastic inside the Federal Technology University of Paraná campus Ponta Grossa, it is designed a plastic’s shredder using only the resources available on the University. As it is used public resources to do so, the real costs are seldom shown to the user, that’s why it is made a cost analysis of the manufacturing having in count the costs of raw materials, machine use and tool’s wear. It is compared the costs, benefits and disadvantages between manufacturing the shredder with the processes available on UTFPR-PG and outsource a similar shredder’s project using laser’s and plasma’s cut, considered as ideal manufacturing processes of small size shredders.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16325
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2019_1_15.pdf4,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.