Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPryjma, Marielda Ferreira (Org.)-
dc.creatorOliveira, Oséias Santos de (Org.)-
dc.date.accessioned2016-07-22T14:49:31Z-
dc.date.available2016-07-22T14:49:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA, Oséias Santos de (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 445 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570141545pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1602-
dc.description.abstractThis collection is the result of theoretical considerations made in the education field with emphasis on the teacher’s professional development. The diversity of authors, which came from distinctive higher education institutions located in Brazil and some arising from international context, reveals a multiplicity of relations between the themes that blend the centrality of “Rede de Aprendizado em Foco”. The studies and researches are organized around three themes: teacher’s learning in initial training and professional integration; teacher learning’s evaluations process and policies; and teacher’s professional development. The professionality’s formation in a period of deep and complex transformations in the social and educational scenarios is projected as a big challenge, especially when it is understood that a person is not born as a teacher, but it is constituted as such by processes that occur over a long period. The contact with the professional practice stands as an essential element in the context of teacher training, which in the course of professional learning experience different stages of training. The one that should be highlighted would be the learning moments that involve teaching’s practices. Thus, the main point of this work was based on the reflection of the teacher’s formative processes from the initial training to the professional development going through the teaching practice, which is considered as the beginning of the relationship between theoretical and practical knowledge in the context of educational reality and reporting formative experiences that have contributed to this training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUTFPR Editorapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de engenharia - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEngineering teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectCurriculum changept_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional docente em discussãopt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoEsta coletânea é fruto de reflexões teóricas realizadas no campo da educação, com ênfase no desenvolvimento profissional docente. A diversidade de autores, oriundos de distintas Instituições de Ensino Superior localizadas no cenário brasileiro e alguns advindos do contexto internacional, revela uma multiplicidade de relações entre as temáticas que se entrecruzam na centralidade da Rede de Aprendizagem em Foco. Os estudos e pesquisas articulam-se em torno de três temáticas: aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional; políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente; e, aprendizagem em serviço e desenvolvimento profissional docente. A constituição da profissionalidade, em tempos de profundas e complexas transformações nos cenários sociais e educacionais, projeta-se em um grande desafio, especialmente quando se insere a compreensão de que um sujeito não nasce professor, pelo contrário, se constitui como tal por meio de processos que ocorrem durante um longo período. O contato com a prática profissional se interpõe como um elemento primordial para a conjuntura de formação de professores que, no decorrer da aprendizagem profissional, vivenciam diferentes fases da formação, sendo que o que deve ter um destaque seriam os momentos de aprendizagem que envolvem as práticas docentes. Assim, o eixo articulador dessa obra se pautou na reflexão sobre os processos formativos do professor, desde a formação inicial até o desenvolvimento profissional, passando pela prática docente, considerado como o princípio da relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático no contexto da realidade educativa e relatando experiências formativas que contribuíram com essa formação.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentoprofissionaldocente.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons