Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15921
Título: Rastreamento de pessoas em sequência de imagens infravermelhas
Título(s) alternativo(s): Tracking people in sequence of infrared images
Autor(es): Kamida, Vitor Teruo
Orientador(es): Morais, Erikson Freitas de
Palavras-chave: Processamento de imagens
Temperatura corporal
Detectores infravermelhos
Image processing
Body temperature
Infrared detectors
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KAMIDA, Vitor Teruo. Rastreamento de pessoas em sequência de imagens infravermelhas. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Esse trabalho aborda o problema de rastreamento de pessoas, utilizando imagens infravermelhas em um ambiente previamente selecionando. Para o desenvolvimento do trabalho é utilizado método da Limiarização para a detecção de objetos. Esse método foi escolhido afim de separar os objetos de interesse nas imagens de entrada. Com os objetos de interesse encontrados, é aplicado o algoritmo do filtro de partículas para encontrar a trajetória do objeto de interesse ao longo do tempo. Os vídeos de entrada foram capturados por uma câmera Flir t440 capaz de gravar imagens na faixa do infravermelho. A aplicação de algoritmos de rastreamento nesse cenário, tem-se a possibilidade de medir a temperatura de indivíduos em ambientes de passagem, de maneira não invasiva e com melhor precisão. Uma vez que, com rastreamento ao longo do tempo é possível obter um histórico de informações a respeito do objeto de interesse. A medição de temperatura nesses casos, recebe um ganho de confiança, principalmente considerando que a medição é feita por um conjunto temporal de imagens e não em apenas uma imagem estática.
Abstract: This paper approaches the problem of tracking certain individuals in infrared images from previously selected environments. This project was developed using the method threshold to detect objects aiming to separate wanted objects from inputted images. Using the earlier discovered objects, condensation algorithm was applied in order to determine the path of the objects over time. The inputted videos were recorded by a camera which was capable of recording infrared images. By applying algorithms of tracking on the recorded images we will be able to measure the temperature of each individual in the environment in noninvasive ways. Furthermore, by using the tracking algorithms over time it is possible to obtain a log of information about the wanted objects. Additionally, the temperature will be measured a bunch of times in order to improve the trust of the algorithms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15921
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2017_1_12.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.