Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15702
Título: Sistema construtivo de paredes de concreto: estudo de caso comparando processos construtivos com patologias pós-execução
Autor(es): Escher, Weslley Novais
Orientador(es): Furlan, Gladis Cristina
Palavras-chave: Normas técnicas - Engenharia
Construção de concreto pré-moldado
Edifícios pré-moldados
Standards - Engineering
Precast concrete construction
Buildings, Prefabricated
Data do documento: 3-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ESCHER, Weslley Novais. Sistema construtivo de paredes de concreto: estudo de caso comparando processos construtivos com patologias pós-execução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: O sistema construtivo de paredes de concreto começou a ser implantado nos últimos anos no Brasil, sendo na região oeste do Paraná, ainda mais recente. Um dos grandes responsáveis pelo aumento da disseminação desse sistema construtivo, foi o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Ele busca diminuir o déficit habitacional brasileiro com construção de unidades habitacionais em grande escala e de alta repetitividade. Para normalizar as construções nesse sistema construtivo, foi desenvolvida e publicada no ano de 2012 a NBR-16055, intitulada como: Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – requisitos e procedimentos. Para a realização deste trabalho, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica complementada por um estudo de caso, visando explicar o sistema construtivo e todos os seus processos executivos. Processos estes, utilizados na formulação de uma planilha de verificação com o objetivo de acompanhar o processo construtivo e definir a melhor forma de executá-lo, visando assim, a melhoria na qualidade do sistema construtivo. Esta planilha foi aplicada em 3 unidades habitacionais multifamiliares de 4 pavimentos, em um total de 12 unidades habitacionais presentes na obra observada. Além disso, foi realizado o monitoramento das patologias existentes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15702
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemaconstrutivoparedesconcreto.pdf
  Disponível a partir de 2115-06-19
2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.