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Título: Desenvolvimento de um jogo para android utilizando recursos de acelerômetro e tela sensível ao toque
Autor(es): Medeiros, Leandro Rempel
Orientador(es): Brito, Robison Cris
Palavras-chave: Linguagem de programação (Computadores)
Sistemas de comunicação móvel
Software de aplicação
Programming languages (Electronic computers)
Mobile communication systems
Application software
Data do documento: 16-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MEDEIROS, Leandro Rempel. Desenvolvimento de um jogo para android utilizando recursos de acelerômetro e tela sensível ao toque. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Com a evolução tecnológica, hoje tablets e smartphones possuem um poder de processamento equivalente a muitos computadores, e desta forma, tornam-se uma plataforma atrativa para o desenvolvimento de jogos. O mercado para jogos mobile é crescente e favorável para desenvolvedores independentes, seja pelas ferramentas gratuitas para desenvolvimento, seja pelas facilidades para venda e distribuição de aplicativos usando ferramentas online como o Google Play. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo para a plataforma Android controlado por uma tela sensível a toque e também pelo acelerômetro do aparelho. Para este desenvolvimento foi realizado um estudo sobre as ferramentas para o desenvolvimento e as tecnologias para controle do jogo (tela sensível a toque e acelerômetro). Para facilitar o desenvolvimento, um framework foi proposto e codificado. O resultado foi um jogo didático, onde a complexidade do código foi diminuída consideravelmente pelo uso do framework. Ao final do desenvolvimento, o aplicativo foi disponibilizado na plataforma Google Play.
Abstract: Nowadays, with technological developments, tablets and smartphones, we have a power processing equivalent to many computers, and thus become one exciting platform for game development. The market for mobile games is increasing and favorable for independent developers, whether by tools free for development, whether the facilities for sale and distribution applications using online tools like Google Play. Thus, this work presents the development of a game for the Android platform controlled by one touch screen and also the accelerometer of the device. for this developing a study about the tools for development and the technologies to control the game (touchscreen and accelerometer). To facilitate the development, a framework was proposed and encoded. The result was a didactic game, where the complexity of the code was decreased considerably by the use of the framework. At the end of the development, application was made available on the platform Google Play.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15589
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