Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14662
Título: Análise das intervenções do professor como interlocutor no processo de escritura e reescritura de artigo de opinião
Título(s) alternativo(s): Analysis of teacher intervention as interlocutor in the writing and rewriting of opnion articles
Autor(es): Zanin, Janaína
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Análise do discurso
Gêneros literários
Oratória
Textos
Debates and debating
Discourse analysis
Oratory
Texts
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZANIN, Janaína. Análise das intervenções do professor como interlocutor no processo de escritura e reescritura de artigo de opinião. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar uma análise do processo de escritura e reescritura de artigos de opinião de dois articulistas. Assim, a ênfase está em identificar se ocorre, ou não, influência, por meio das intervenções do professor, em cada versão do texto dos articulistas. Para tanto, será feita uma análise comparativa das seis versões do mesmo texto de dois articulistas. Os dados analisados nesse trabalho foram produzidos durante um curso de extensão ofertado pelos professores doutores Anselmo Pereira de Lima e Letícia Lemos Gritti Lehmkuhl. O curso faz parte de um projeto de ensino, pesquisa e extensão intitulado “Oficina de Leitura, Escritura e Reescritura de Artigos de Opinião”. A Oficina foi oferecida para alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual La Salle de Pato Branco- PR, semanalmente, totalizando vinte e quatro horas no primeiro semestre de 2018. O grupo era composto inicialmente por quatorze alunos, sendo que somente 10 alunos concluíram a oficina. O método de análise dos dados é qualitativo-descritivo. Neste trabalho será analisado o processo de reescrita de todas versões do texto de dois articulistas. Nos textos dos articulistas, serão analisadas as seguintes categorias: características composicionais do gênero (temática polêmica, argumentos, opinião, ponto de vista oposto), coesão e coerência, questões ortográfico-gramaticais focando nas intervenções do professor. É importante salientar que a primeira versão foi produzida somente com conhecimento que os alunos já possuíam. Já as demais versões contaram com uma devolutiva escrita da primeira versão, e também com instruções sobre uma possível estrutura do gênero artigo de opinião. A fundamentação teórica para análise do material verbal tem como base os seguintes autores: Bakhtin (2010, 2014), Vigotski (2007, 2008), Garcez (2010), Plantin (2008), entre outros. Os resultados revelam que as correções feitas pelos professores auxiliam no desenvolvimento do texto, bem como no próprio desenvolvimento do aluno. Também fornece contribuições relevantes com relação à metodologia usada na oficina.
Abstract: This study aims to present an analysis of the writing and rewriting processes of articles of opinion of two writers. Thus, this works intends to identify if teacher’s interventions have some influence on the delevelopment of students next text versions, and how this happens. So was made a comparative analysis of six versions of the same text of two writers. The data analyzed in this study were produced during an extension workshop offered by professors Anselmo Pereira de Lima and Letícia Lemos Gritti Lehmkuhl. The workshop is part of a teaching, research and extension project entitled “Workshop on Reading, Writing and Rewriting Opinion Articles”. The Workshop was offered to students of the high school of the State School La Salle from Pato Branco-PR, in year 2018, weekly, totalizing twenty-four hours. The group was initially composed of fourteen students, and only ten students completed the course. The method of data production is qualitative-descriptive. In this work will be analyzed the process of rewriting all versions of the text of two writers. In the writers' texts, the following categories will be analyzed: compositional characteristics of the genre (controversial themes, arguments, opinion, opposing point of view), cohesion and coherence, orthographic-grammatical questions focusing on the teacher's interventions. It is important to say that the first version was produced only with previous students' knowledge. The basis theoretical are based on the following authors: Bakhtin (2010, 2014), Vigotski (2007, 2008), Garcez (2010), Plantin (2008), among others. The results show that teachers' corrections help in the text development, as well as in the student's development. Also, it provides interesting insights regarding the methodology used in the Workshop.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14662
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_17.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.