Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14594
Título: Técnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbano
Título(s) alternativo(s): Modeling and simulation techniques applied to urban traffic management
Autor(es): Schmoller, Eduardo Alberto
Orientador(es): Teixeira, Marcelo
Palavras-chave: Modelagem
Petri, Redes de
Trânsito urbano
Modelyng
Petri nets
City traffic
Data do documento: 21-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHMOLLER, Eduardo Alberto. Técnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbano. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Neste trabalho são apresentadas as etapas de modelagem e análise de um sistema de tráfego urbano, composto por um conjunto de vias e de cruzamentos com controle de passagem através de semáforos. Modelagem do sistema utilizando Redes de Petri, avaliação dos modelos com parâmetros estáticos e com variação de valores. Simulação dos modelos desenvolvidos com o uso da ferramenta TimeNet 4.4. Primeiramente através de levantamento de modelo para um cruzamento simples com 4 vias e posteriormente o modelo foi incrementado para um conjunto de 10 vias e 3 cruzamentos. O trabalho mostra, então, que a partir da composição de modelos simples, que representam apenas um cruzamento, pode-se evoluir para a representação de um sistema com dimensões e complexidade maiores.
Abstract: In this work the modeling and analysis stages of an urban traffic system, com- posed of a set of roads and crossings with traffic control through traffic lights, are presented. Modeling of the system using Petri nets, evaluation of the models with static parameters and with variation of values. Simulation of the models developed with the use of the tool TimeNet 4.4. Firstly, by means of a model survey for a simple 4-way crossing, the model was then incremented to a set of 10 roads and 3 crossings. The work shows, then, that from the composition of simple models, which represent only a cross, one can evolve to the representation of a system with larger dimensions and complexity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14594
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COENC_2018_1_01.pdf308,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.