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Título: Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
Autor(es): Crestani Neto, Laurindo
Dias, Maria Eliza Soteli
Orientador(es): França, Maureen Schaefer
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Escolha de marca
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Brand loyalty
Data do documento: 29-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto.
Abstract: This work refers to a creation of a Visual Identity System and a model of a differentiated management to a new design agency. At first moment, was realized a presentation of basic concepts of Visual Identity Systems and what are their goals, requirements and functions. Also was addressed issues of visual language, to understand what the best colors, shapes and fonts to be used. After a survey of the local scenery and define how the company works, was selected a working methodology for the development of a visual identity, also counting with research in other agencies, questionnaires and other studies, was created a brand which was conceptualized on the basis of theoretical and iconographic research of other agencies in the business of design. The brand seeks to convey to the public the idea of vibration, modernity and, specially, to be always moving, which is the essence of Balbúrdia. Were developed graphic, institutional and promotional materials to assist institutional and promotional brand awareness. Finally, was calculated costs and budgets of creation of the agency as a whole covering the monthly cost of project implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899
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