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Título: Padronização dos pictogramas nas embalagens alimentícias de ingredientes que devem ser alertados
Título(s) alternativo(s): Standardization of pictograms in food packaging of ingredients to be alerted
Autor(es): Oliveira, Amandha Camargo
Orientador(es): Gogola, Milena Maria Rodege
Palavras-chave: Pictografia
Alergia a alimentos
Alérgenos
Rótulos
Normalização
Picture-writing
Food allergy
Allergens
Labels
Standardization
Data do documento: 11-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Amandha Camargo. Padronização dos pictogramas nas embalagens alimentícias de ingredientes que devem ser alertados. 2019. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Este documento apresentará um estudo sobre a rotulagem de alimentos no Brasil, de forma a observar as práticas nos últimos anos em relação a exposição de componentes alergênicos presentes entre os ingredientes destes. Atualmente há uma regulamentação para a identificação desses ingredientes nas embalagens, porém muitas vezes passam despercebidas pelo público. Geralmente, a localização utilizada para informar a presença ou ausência de ingredientes prejudiciais à saúde dos alérgenos localizam-se nas dobras das embalagens, ou em muitos casos, ficam muito próximos a outras informações gerando poluição visual, contribuindo para a difícil leitura e compreensão da mensagem, fazendo com que esse grupo de pessoas, com necessidades alimentares especiais (os alérgenos), fiquem em dúvida quanto aos componentes realmente presentes no alimento. O objetivo deste estudo é mostrar que é possível criar uma alternativa visual, através de pictogramas, para facilitar a leitura das informações sobre os ingredientes alergênicos presentes nos alimentos e evitar danos futuros à saúde deste público consumidor. Para o alcance dos objetivos propostos, foram utilizadas referências bibliográficas sobre ISOTYPE de Otto Neurath, Semiótica abordada por Charles S. Pierce e Lúcia Santaella, Design da informação, design de embalagem e pesquisas no meio eletrônico nos sites de órgãos públicos como Anvisa e IDEC, além do estudo de rotulagem da professora Carla Spinillo. A partir desse referencial teórico foi feito a aplicação deste conhecimento na criação dos esboços que serviram de referencial para a criação dos pictogramas e foram feitas diversas avaliações de percepção e identificação dos pictogramas desenvolvidos com os consumidores culminando em um modelo aprovado e pronto para ser aplicado nas embalagens que podem ser utilizados nas embalagens, transmitindo esta mensagem de maneira mais rápida e eficiente, para o consumidor.
Abstract: This document will present a study on food labeling in Brazil, in order to observe practices in recent years regarding the exposure of allergenic components present among the ingredients of these. Currently there is a regulation for the identification of these ingredients in the packaging, but often go unnoticed by the public. Generally, the location used to report the presence or absence of allergenic health-damaging ingredients is located in the folds of packages or, in many cases, is very close to other information generating visual pollution, contributing to the difficult reading and understanding of the message, causing this group of people, with special dietary needs (the allergens), to be in doubt as to the components actually present in the food. The objective of this study is to show that it is possible to create a visual alternative through pictograms to facilitate the reading of information about the allergenic ingredients present in foods and avoid future damages to the health of this consuming public. In order to reach the proposed objectives, we used bibliographic references on ISOTYPE by Otto Neurath, Semiotics discussed by Charles S. Pierce and Lúcia Santaella, Information design, packaging design and electronic search on the websites of public agencies such as Anvisa and IDEC. From this theoretical reference was made the application of this knowledge in the creation of the sketches that served as reference for the creation of the pictograms and made several evaluations of perception and identification of the pictograms developed with consumers culminating in an approved model and ready to be applied in the packaging that can be used in packaging, conveying this message more quickly and efficiently to the consumer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13840
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