Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13532
Título: Educação ambiental na educação infantil: transformando resíduos em brinquedos
Título(s) alternativo(s): Environmental education in children education: transforming waste on toys
Autor(es): Gastardeli, Juliana Proença
Domingues, Nielen de Maman Ferrari
Orientador(es): Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão integrada de resíduos sólidos 
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) 
Environmental education
Integrated solid waste mangement
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GASTARDELI, Juliana Proença; DOMINGUES, Nielen de Maman Ferrari. Educação ambiental na educação infantil: transformando resíduos em brinquedos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a sensibilização de crianças em idade pré-escolar e de toda a comunidade escolar, por meio da Educação Ambiental utilizando a política dos 3 R’s (reduzir, reciclar e reutilizar), considerando a problemática gerada pelo gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos. Afim de obter resultados quantitativos sobre o comportamento e conhecimento do público-alvo a respeito da destinação final dos resíduos gerados em suas residências, foi realizado um diagnóstico prévio ambiental. Com base nestes resultados foram elaboradas oficinas e atividades pedagógicas e lúdicas como brincadeiras, histórias, encenações, músicas, passeios, desenhos e montagens, para que o tema fosse abordado com os alunos, despertando o senso crítico a respeito da situação atual e motivando a desenvolverem alternativas simples para mitigar os possíveis impactos gerados com o descarte incorreto dos resíduos. Ao final das atividades foi possível concluir que uma proposta pedagógica como esta pode mudar a percepção ambiental não só dos alunos como de toda a comunidade escolar para que seja desenvolvida a sensibilização, voltada para compreensão do meio em que se está inserido e da parte em que cada um exerce como agente transformador do mesmo.
Abstract: The objective of this project is to raise the awareness of pre-school children and the entire school community through Environmental Education using the 3 R’s policy (reduce, recycle and reuse), considering the problems generated by the inadequate management of solid wastes. In order to obtain quantitative results on the behavior and knowledge of the target public regarding the final destination of residues generated in their residences, a previous environmental diagnosis was made. Based on these results, workshops and pedagogical and play activities were developed, such as games, stories, plays, songs, rides, drawings and montages, só that the theme could be approached with the students, arousing a critical sense about the current situation and motivating them to develop Alternatives to mitigate the possible impacts generated by the incorrect waste disposal. At the end of the project it was possible to conclude that a pedagogical proposal such as this one can change the environmental perception not only of the students but also of the whole school community só that awareness is developed, aimed at understanding the environment in which it is inserted and the part where Each one acts as a transforming agent of the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13532
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaleducacaoinfantil.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.