Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1313
Título: O uso de emissora de rádio como uma tecnologia de informação e comunicação para a implementação do ensino
Autor(es): Langaro, Ruth Azambuja
Orientador(es): Lima, Siumara Aparecida de
Palavras-chave: Análise do discurso
Radiodifusão educativa
Tecnologia da informação
Discourse analysis
Educational broadcasting
Information technology
Data do documento: 27-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LANGARO, Ruth Azambuja. O uso de emissora de rádio como uma tecnologia de informação comunicação para a implementação do ensino. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em um grupo de 40 alunos de 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio em uma escola particular em São Mateus do Sul – PR e teve como objetivo produzir um vídeo com orientações sobre como montar uma rádio em uma instituição escolar. Para que fosse alcançado implementou-se uma emissora de rádio na qual os alunos produzem textos característicos do discurso da esfera radialística. O interesse em implementar uma emissora de rádio em escola surgiu da intenção de usar esta emissora de rádio como ferramenta pedagógica, uma vez que os educadores vivem em constante busca de melhores estratégias de ensino. A pesquisa foi de natureza explicativa, por ter como preocupação central a identificação de fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. A busca é por uma explicação sobre como fazer a implementação de uma emissora de rádio como ferramenta de ensino. A abordagem do problema é qualitativa. Os resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas por meio do projeto rádio Canoas foram capazes de colocar os alunos em contato com uma emissora de rádio, fazendo uso de tecnologias da informação e comunicação, e melhoraram a produção textual dos alunos, que foi feita pelo viés dos gêneros do discurso da esfera radialística. Espera-se que esta dissertação contribua na implantação e implementação de emissoras de rádio em escolas.
Abstract: This study was conducted in a group of 40 students from 6th grade of elementary school to the 1st year of high school at a private school in São Mateus do Sul - PR and aimed to produce a video with directions on how to implant a radio in a school. With the intention to reach the aimed, a radio station was implemented in which students produce texts characteristic of speech genre of the radio sphere. The interest in implementing a radio station in school came from the intend in using this radio station as a pedagogical tool, since the learners live in constant search of better teaching strategies. The research was explanatory in nature, having as a central concern the identification of factors that determine or contribute to the occurrence of phenomena. The search is to find an explanation on how to implement a radio station as a teaching tool. The approach to this problem is qualitative. The findings indicated that the activities developed through the project radio Canoas were able to put students in touch with a radio station, making use of information and communication technologies, and improved the students' textual production, which was made by bias of speech genres of the radio sphere. It is hoped that this dissertation will contributes in deployment and implementation of radio in schools.
Descrição: Acompanha: Implementação de emissora de rádio em escola.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1313
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Langaro, Ruth Azambuja_2012.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Langaro, Ruth Azambuja_2012_1.avi401,41 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.