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Título: Análise do desenvolvimento ferroviário no trecho cascavel – Guarapuava - Paranaguá
Título(s) alternativo(s): Analysis of railway development in the section Cascavel – Guarapuava and Guarapuava – Paranaguá
Autor(es): Santos, Vitor Pedroni
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Análise modal
Ferrovias - Bitolas
Feasibility studies
Modal analysis
Railroad gauges
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Vitor Pedroni. Análise do desenvolvimento ferroviário no trecho Cascavel - Guarapuava - Paranaguá. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: O estudo em questão envolve um tema de grande relevância para o desenvolvimento econômico do Brasil. A infraestrutura de transporte tem papel fundamental no crescimento do país. Nota-se porem a precariedade da malha ferroviária nacional em oposição a viabilidade do modal ferroviário. Desta forma o presente trabalho busca na delimitação de seu estudo levantar os fatores críticos que impedem o desenvolvimento efetivo do setor. Espera-se obter parâmetros sólidos em relação as características da administração de um lado estatal e do outro privado no trecho Cascavel – Guarapuava - Paranaguá. Realizou-se a pesquisa em uma instituição do setor público, através de questões das atividades críticas em que estão inseridas. Os principais resultados mostram que por mais que existam bitolas de tamanhos diferentes no país, dentro do estado do Paraná somente há bitolas métricas. Também expõe a precariedade dos trilhos em alguns trechos e a dificuldade de operar. Existem problemas com burocracias governamentais e investimentos insuficientes no setor, que seguram o crescimento do modal. Além de mostrar que a malha ferroviária paranaense não atende à demanda que é solicitada, necessitando de grandes investimentos.
Abstract: The research study presented involves a subject of great relevance for the economic development of Brazil. The Transport infrastructure has a key role in the growth of the country. However, it is noted the precariousness of the national rail network in opposition to the viability of the railway modal. Thus, this paperwork seeks the delimitation of it a study to raise the critical factors that can prevent the effective development of the sector. It is expected to obtain a solid parameter in relation to characteristics of the administration from one side and leaves the other private without a path at Cascavel - Guarapuava - Paranaguá. The research was carried out in a public sector institution, through questions of the critical activities in which they are inserted. The main results show that although there are gauges of different sizes in the country, within the state of Paraná there are only metric gauges. It also exposes the precariousness of the rails in some stretches and the difficulty of operating. There are problems with government bureaucracies and insufficient investments in the sector, which support the growth of the modal. In addition to showing that the rail network of Paraná does not meet the demand that is requested, and also needs a large investment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13015
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