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Título: O comportamento do consumidor de planos de saúde no segmento empresarial: um desafio em tempos de crise
Autor(es): Angonese, Deborah Maria
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Levantamentos de mercado
Processo decisório
Consumer behavior
Market surveys
Decision making
Data do documento: 25-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANGONESE, Deborah Maria. O comportamento do consumidor de planos de saúde no segmento empresarial: um desafio em tempos de crise. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente estudo aborda a importância do conhecimento do comportamento do consumidor através do uso de ferramentas de pesquisa para a permanência das empresas no mercado. O objetivo deste estudo é entender o comportamento do consumidor de planos de saúde e sugerir ações que possam vir a aumentar o número de associados à mesma no segmento empresarial. A pesquisa tem caráter exploratório, pois o objetivo é procurar ideias, padrões ou hipóteses para o problema pesquisado. Sua metodologia da pesquisa tem foco no estudo de caso, levantamentos e pesquisa bibliográfica baseada na realidade estudada. O estudo aconteceu nas cidades de Medianeira e São Miguel do Iguaçu – PR por serem as cidades com maior número de empresas na região de abrangência da operadora de planos de saúde em estudo, e teve como foco as pequenas empresas. Os resultados obtidos mostram as diferentes visões de pequenos empresários que possuem ou não plano de saúde, e mostram a importância das operadoras levarem cada vez mais conta as necessidades de seus colaboradores, terem históricos de empresas já contatadas pela operadora, alem de promover encontros com pequenas empresas que não possuem planos de saúde e focar nos planos coletivos que pode fazer com que pequenas empresas se interessem em ser associados.
Abstract: This study addresses the importance of the knowledge about the consumer behavior throughout the use of research tools for the permanence of companies in the market. The aim of this study is to understand the behavior of health insurance customers and suggest actions that may increase the number of members in the same business segment. The researchis exploratory, since the goal is to look for ideas, patterns or hypotheses to the problem researched. Its research methodology is focused on a case study, surveys and literature based on researched reality. This study took place in the cities of Medianeira and São Miguel do Iguaçu, in the state of Paraná, for being the cities with the largest number of companies in the region that are covered byhealth insurance providers, and that were focused on small businesses. The results show the different views of small business owners who whether have or not a health insurance, and demonstrate the importance of operators, that have been increasingly taking account of the needs of their employees. The operator has already contacted many companies, and aim to arrange meetings with other small companies that do not have personal and group health insurances, in order to focus on what can be done with small businesses that are interested in being associated.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12820
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