Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1259
Título: A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
Autor(es): Przybysz, Mariângela
Orientador(es): Stadler, Rita de Cássia da Luz
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Participação social
Sustainable development
Environmental education
Social participation
Data do documento: 31-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRZYBYSZ, Mariângela. Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem a disseminação da Agenda 21 Brasileira no coletivo escolar, tendo como foco a promoção da Educação Ambiental. O referencial teórico norteador deste estudo fundamenta-se na Agenda 21 Brasileira, na Educação Ambiental e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa e aplicada, tendo como público alvo uma turma de trinta e cinco alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba/PR. O estudo foi dividido em quatro etapas: a primeira constitui-se na aplicação de questionário inicial que objetiva apontar o conhecimento prévio discente sobre o assunto a ser estudo; a segunda refere-se à pesquisa conceitual; a terceira caracteriza-se pela pesquisa e a seleção de algumas das ações da Agenda 21 Brasileira, viáveis no cotidiano escolar e, a última etapa, a disseminação das ações da Agenda 21 feita pelos alunos em equipes em diferentes níveis de ensino. Este estudo proporcionou ao discente a (re)construção do conhecimento referente à Agenda 21 Brasileira e ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, assunto norteador da Agenda 21, viabilizando a disseminação de algumas ações da Agenda 21 pertinentes ao ambiente escolar para grupos variados deste mesmo espaço. Durante a disseminação das ações priorizou-se o trabalho em grupo evidenciando o protagonismo juvenil, dando a oportunidade aos alunos de se organizarem, planejarem, (re)construírem conceitos, valores e ampliarem seus conhecimentos. O produto final desta dissertação, Caderno Temático para os professores do Ensino Fundamental, que foi avaliado por oito educadores das áreas de Ciências, Biologia, Matemática e Português que indicaram a possibilidade de viabilizar o trabalho da Educação Ambiental, tendo com eixo norteador a Agenda 21 Brasileira.
Abstract: This works has the objective to facilitate strategies dissemination of the Brazilian Agenda 21 in the school community, focusing on promoting environmental education. The framework guiding this study is based on the Brazilian Agenda 21, the Environmental Education and the National Curriculum Parameters (NCP's). The research is quantitative, qualitative, interpretive and applied for a class of thirty five seventh graders of elementary school from a public school at Curitiba city. The study was divided into four stages: implementation of the initial questionnaire; conceptual research; search and selection of some actions workable in daily school; the spread of the shares of Agenda 21 were made by student teams with different levels of education. This study provided the student knowledge reconstruction of the Brazilian Agenda 21 and his guiding basis, the concept of Sustainable Development. This knowledge enabled the spread of some actions of Agenda 21, relevant to the school environment for diverse groups. During the spread of actions group work was preferred, highlighting youth leadership. In the same way the students had the opportunity to organize, plan, (re)build concepts, values, and broaden their knowledge. The final product of this work is the production of thematic notebook for elementary school teachers, which will enable the work of environmental education in schools based on the Brazilian Agenda 21.
Descrição: Acompanha : Caderno temático: Disseminação das ações da Agenda 21 brasileira por meio de projetos discentes
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1259
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Przybysz, Mariângela_2012.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Przybysz, Mariângela_2012_1.pdf696,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.