Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeinert, Mariane Eliza-
dc.date.accessioned2015-06-12T19:44:50Z-
dc.date.available2015-06-12T19:44:50Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationWEINERT, Mariane Eliza. O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1257-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de sequência didática: Sequência didática aplicada no segundo ano do primeiro ciclo baseada no tema “higiene e saúde"pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to present interdisciplinary contributions from use of information and communication technologies available in the school for the teaching of science in the early years of elementary school. The study was based from documents guiding the education and studies in the areas of technology education, and interdisciplinary science teaching. We tried to observe the benefits of information technologies and communication tools as taxpayers in learning. We sought to study the proposal of science education contextualized in an interdisciplinary perspective. Focused on the importance of the role of the teacher as facilitator of learning of their students. He stressed the importance of proper use of technology, with well-defined objectives and strategies. The methodology used was a qualitative approach, participant and applied. The data obtained were considered in oral statements and records of the activities of students in the second year of the first cycle of a municipal school in the outskirts of Ponta Grossa. They were analyzed by the results of applying a sequence of teaching based on the theme "Health and Safety". Through this study, we could demonstrate that the technologies of information and communication media for learning when employees are used based on a consistent planning, with the mediation of the teacher who facilitates the realization of the correlations between the preconceptions and knowledge scientific.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo apresentar contribuições do uso interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação disponíveis na escola, para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi fundamentado a partir de documentos norteadores da educação e estudos das áreas de educação tecnológica, interdisciplinaridade e ensino de ciências. Procurou-se observar o benefício das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas contribuintes na aprendizagem. Buscou-se estudar a proposta do ensino de ciências contextualizado, em uma perspectiva interdisciplinar. Enfocou-se a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem do seu aluno. Destacou-se a importância do bom uso das tecnologias, com objetivos e estratégias bem definidas. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, participante e aplicada. Os dados considerados foram obtidos nas exposições orais e nos registros das atividades dos alunos da turma do segundo ano do primeiro ciclo de uma escola municipal da periferia de Ponta Grossa. A análise se deu mediante os resultados da aplicação de uma sequência didática baseada no tema “Higiene e Saúde”. Por meio deste estudo, foi possível demonstrar que as tecnologias da informação e comunicação são meios colaboradores para a aprendizagem quando são utilizadas com base em um planejamento consistente, contando com a mediação do professor, que facilita a realização das correlações entre as concepções prévias e o conhecimento científico.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Siumara Aparecida de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Weinert, Mariane Eliza_2013.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Weinert, Mariane Eliza_2013_1.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.