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dc.creatorSouza, Thamires da Silva
dc.date.accessioned2020-11-16T11:59:18Z-
dc.date.available2020-11-16T11:59:18Z-
dc.date.issued2017-11-23
dc.identifier.citationSOUZA, Thamires da Silva. Avaliação em ensino de química: um estudo de caso. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina,2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12361-
dc.description.abstractThe present work describes a research proposal of evaluation of the learning in the scope of the teaching of Chemistry, through a case study. More specifically, will be analyzed the evaluation process of a professor of the Federal Institute of Paraná, unit Londrina, that works with classes of Chemistry of the Integrated Technical Course to High School. The established objectives are to investigate in the teacher's practice, object of study, evidence of evaluation as a learning opportunity and discuss possibilities for the use of evaluation tools in this perspective. The study was qualitative and included observations of classes, interviews and field monitoring, in order to observe episodes that illustrate the diversity of teacher instruments and actions, as well as follow the preparation, application, correction and devolution of a test. As main results, we point out indications of evaluation as an opportunity for learning in the evaluation practices of the teacher, identified from three perspectives: teacher conceptions regarding evaluation, instruments used and teacher actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAvaliação em ensino de química: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation in teaching chemistry: a case studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma proposta de investigação de avaliação da aprendizagem no âmbito do ensino de Química, por meio de um estudo de caso. Mais especificamente, será analisado o processo avaliativo de um professor do Instituto Federal do Paraná, unidade Londrina, que atua com turmas de Química do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os objetivos estabelecidos são investigar na prática do professor, objeto de estudo, indícios de avaliação como oportunidade de aprendizagem e discutir possibilidades para utilização de instrumentos de avaliação nessa perspectiva. O estudo teve caráter qualitativo e contemplou observações de aulas, entrevista e acompanhamento em campo, a fim de observar episódios que ilustram a diversidade de instrumentos e ações do professor, bem como acompanhar a elaboração, aplicação, correção e devolutiva de uma prova. Como principais resultados apontamos indícios de avaliação como oportunidade de aprendizagem nas práticas avaliativas do professor, identificados a partir de três vertentes: concepções do professor em relação à avaliação, instrumentos utilizados e ações do professor.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee4Miranda, Cristiano Torres
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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