Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacinto, Samila
dc.date.accessioned2020-11-16T11:58:31Z-
dc.date.available2020-11-16T11:58:31Z-
dc.date.issued2017-06-13
dc.identifier.citationJACINTO, Samila. Água preservar para não faltar: contribuições de uma unidade didática para o ensino de química na perspectiva CTS. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12319-
dc.description.abstractThe current science education in Brazilian public schools is outdated and no longer meets the needs presented by this new generation of students, while society continued to evolve over the past few years, politically, socially, scientifically and specially technologically. In this context, there is the need for a more contextualized and dynamic chemistry teaching, aimed at solving social problems that can give meaning to the chemical concepts and sharpen the criticality of the students, so contributing to the formation of reflective citizens who know how to make intelligent decisions, and aspire for changes aimed at improving the quality of life for all. Given these considerations, this research aims to investigate the implications of a teaching unit developed by the researcher of this work, whose focus list the methodological aspects of the STS approach in chemistry teaching, related to the theme water, association of chemical knowledge and environmental problems to a high school student class in a public school in the city of Cambé -PR. This work is characterized as a qualitative research and respects the following steps: preparation of the didactic unit and the initial and final questionnaires, application of the initial questionnaire, use of the didactic unit and application of the final questionnaire. Finally, this research is expected to contribute to future practices in Chemistry Teaching as an aid to promote scientific literacy as such as the results found in this study. The Didatic unit based on the STS approach proved to be effective as students involved in research were able associate the chemical knowledge and socio-environmental problems with in water and its treatments forms. thus the use of this unit Didactics with CTS focus as an educational tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleÁgua preservar para não faltar: contribuições de uma unidade didática para o ensino de química na perspectiva CTSpt_BR
dc.title.alternativeWater preserve to last: contributions from a didactic unit for chemistry teaching in a perspective STSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO atual ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras se encontra defasado e não atende mais as necessidades apresentadas por essa nova geração de estudantes, ao passo que a sociedade persistiu evoluindo ao longo dos últimos anos, quanto aos aspectos políticos, sociais, científicos e, principalmente, tecnológicos. Neste sentido, percebe-se a necessidade de um Ensino de Química contextualizado e dinâmico, direcionado à resolução de problemas sociais que possam atribuir significado aos conceitos químicos e aguçar a criticidade dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos reflexivos, que saibam tomar decisões inteligentes, e aspirantes por transformações que visam à melhoria da qualidade de vida para todos. Diante dessas considerações, esta pesquisa tem por finalidade investigar as implicações de uma unidade didática elaborada pela própria pesquisadora deste trabalho, que tem por foco elencar os aspectos metodológicos da abordagem CTS no ensino de química, relacionados ao tema água, para associação do conhecimento químico e problemas socioambientais a uma turma de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Cambé–PR. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e respeitou as seguintes etapas: elaboração da unidade didática e dos questionários inicial e final, aplicação do questionário inicial, utilização da unidade didática e aplicação do questionário final. Almeja contribuir para outras práticas de ensino de química em vista da alfabetização científica como a exemplo dos resultados apresentados neste estudo em que os educandos envolvidos na pesquisa puderam associar os conhecimentos químicos e problemas socioambientais inerentes a água e ao seu tratamento, utilizando-se uma unidade didática com foco CTS como ferramenta educacional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor-co1Stevanato, Alessandra
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee2Stevanato, Alessandra
dc.contributor.referee3Lima, João Paulo Camargo de
dc.contributor.referee4Camargo Filho, Paulo Sérgio de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2017_1_01.pdf5,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.