Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12256
Título: Caracterização microestrutural e análise de descarbonetação da rosca do grampo de mola do aço 4140M
Título(s) alternativo(s): Micro-structural characterization and analysis descarburization of 4140M steel spring clip thread
Autor(es): Silva, Raul Pirolli da
Orientador(es): Lombardi Neto, Amadeu
Palavras-chave: Automóveis - Peças
Aço - Tratamento térmico
Microestrutura
Carbono
Automobiles - Parts
Steel - Heat treatment
Microstructure
Carbon
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Raul Pirolli da. Caracterização microestrutural e análise de descarbonetação da rosca do grampo de mola do aço 4140M. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa analisar a descarbonetação e a microestrutura obtida na rosca do grampo de mola em formato U variando o tempo de encharque no tratamento térmico, que por ser um item de segurança deve apresentar propriedades adequadas a sua aplicação. Para o estudo foi realizado o tratamento térmico de 5 lotes com 3 barras cada do material 4140M (similar ao SAE 4140) em um forno walking beam com zona de trabalho na região final do forno e sem atmosfera controlada. Cada lote foi austenitizado a 880ºC e mantido por um período dentro do forno e resfriado em uma solução polimérica com 48,84% de concentração, e revenida a 490ºC por 54 minutos. Após o tratamento e realizado as análises apontou-se o lote 2 que foi austenitizado com 2 min. de tempo de encharque como melhor método de produção, pois apresentou dureza entre 33 e 38 HRC tanto na superfície como no núcleo, resistência a tração de 1257 a 1307 MPa, alongamento entre 13 e 16% e redução de área entre 48,6 e 55,5 %, descarbonetação obtida na rosca foi de 0,103 mm ambos valores dentro do especificado pela ISO 898-1/2013. E a microestrutura obtida consiste em ferrita, perlita, martensita e bainita.
Abstract: The present work aims analyze the decarburization and the microstrucutre obtained in thread of the clamps for leaf spring suspension. The clamp is considered a safety item and as such needs special procedures to guarantee the design mechanical properties. Since it must be heat treated in a continuous production furnace with out controlled atmosphere the temperatures for quench and temper and the austenitization time must optimized to achieve the allowed amount of decarburization and the proper mechanical properties in accordance with the ISO 898-1 2013 standard. This research used 5 sets composed of three clamps each of 4140M steel (similar to SAE 4140). Each set was austenitized at 880˚C for different times and quenched in a water-polymer solution with 48.84% of polymer. The tempering treatment afterwards was carried out at 490˚C for 54 minutes. The best result were for the set that was austenitized for 2min and produced a hardness of 33 to 38 HRC for measurements made at the surface and the center of the cross section of the part. The tensile strength was between 1257 and 1307, the elongation and area reduction were between 13–16% and 48,6–55,5% respectively. The decarburization depth at the thread was 0.103 mm. All values were within the allowed range as specified in the ISO 898-1/2013 standard. The microstructure was composed of ferrite, pearlite, martensite and bainite.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12256
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COEMA_2019_1_15.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.