Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11851
Título: Controle de versão para armazenamento do contexto da interação do aprendiz com objetos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Version control for context storage of apprentice interaction with learning objects
Autor(es): Correia, Leticia
Orientador(es): Marczal, Diego
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Banco de dados
Arquitetura de rede de computador
Computer programming
Data bases
Computer network architectures
Data do documento: 21-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: CORREIA, Leticia. Controle de versão para armazenamento do contexto da interação do aprendiz com objetos de aprendizagem. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017.
Resumo: A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço e importância na educação, indo desde o uso de computadores até softwares específicos para o ensino e aprendizagem. Dentre os projetos com foco na educação, existem as ferramentas de autoria para criação e disponibilização de objetos de aprendizagem. A FARMA é uma ferramenta de autoria que tem o foco na recuperação do contexto de erros e acertos do aprendiz, elemento fundamental para a análise da aprendizagem de um indivíduo. Para armazenamento dessas informações a FARMA gera uma grande redundância de dados, o que torna lenta a recuperação dos contextos. Deste modo, este trabalho apresenta uma nova modelagem do banco de dados da FARMA, que fornece um controle de versão dos objetos de aprendizagem. Essa modelagem armazena os contextos de interação do aprendiz com um objeto de aprendizagem, e de acordo com esse contexto, garante os dados corretos para a geração das estatísticas de desempenho do aprendiz dentro de um objeto de aprendizagem e até mesmo no âmbito de uma turma. Sendo assim, este trabalho tem o diferencial de obter uma modelagem de versionamento de baixa complexidade e pouca redundância de dados.
Abstract: The technology is gaining more space and importance in education, going from the use of computers and specific softwares for teaching and learning. Among the projects focused on education, there are authoring tools to create and provision learning objects. The FARMA is an authoring tool that has the focus in the context of error recovery and apprentice hits, a key element for the analysis of learning of an individual. To store this information FARMA generates a large redundancy data, which slows the recovery of contexts errors and successes. Thus, this work presents a new modeling of the FARMA database, which provides a version control of learning objects. This modeling stores the contexts of learner interaction with a learning object, and according to this context, ensures the correct data for the generation of learner performance statistics within a learning object and even within a class. Therefore, this work has the differential of obtaining a versioning model of low complexity and little data redundancy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11851
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2017_1_03.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.