Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11778
Título: Desenvolvimento de um modelo computacional para previsão de deposição de parafina em tubulações de transporte de petróleo
Autor(es): Reis Filho, Rudimar
Orientador(es): Rocha, André Damiani
Palavras-chave: Análise numérica
Oleodutos de petróleo
Calor específico
Numerical analysis
Petroleum pipelines
Specific hear
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: REIS FILHO, Rudimar. Desenvolvimento de um modelo computacional para previsão de deposição de parafina em tubulações de transporte de petróleo. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Guarapuava, 2015.
Resumo: A deposição de parafina é um dos problemas mais críticos na operação de sucção de petróleo em águas profundas e ultra-profundas devido à troca de calor entre o óleo e a água do mar. Prever e compreender distribuição da temperatura nos dutos, mecanismos de deposição de parafina, e a posição em que se inicia esse fenômeno é crucial para as empresas que trabalham nessa área de extração e refino de petróleo. A formação de partículas sólidas que se depositam na parede da tubulação e as partículas sólidas que escoam juntamente com o fluido acarretam na diminuição da produção, tanto por causa da perda de carga devido ao diâmetro comprometido quanto na velocidade e potência requerida para bombear o fluido mais denso aumentando o custo de produção. Para determinar a temperatura e posição em que inicia esse fenômeno de deposição de parafina foram resolvidos dois casos distintos através da simulação numérica pelo método de Euler. Casos de escoamento entre duas placas paralelas de largura infinita com o fluido escoando entre elas. O escoamento é hidrodinamicamente desenvolvido e o perfil térmico ainda em desenvolvimento. A diferença entre os casos estudados é que para o primeiro deles a temperatura das placas paralelas permanece constante enquanto para o segundo caso o fluxo de calor que atravessa as placas paralelas é constante. A intenção é de saber a temperatura do escoamento em vários pontos da malha computacional. Para validar os códigos os resultados obtidos do Número de Nusselt foram comparados com os encontrados na literatura.
Abstract: Le dépôt de cire est l'un des problèmes les plus critiques à l'opération d'aspiration d'huile dans les eaux profondes et ultra-profondes en raison de l'échange de chaleur entre l'eau de l'huile et de la mer. Prédire et comprendre la distribution de la température dans les conduits, les mécanismes de dépôt de paraffine, et la position dans laquelle ce phénomène commence est crucial pour les entreprises qui travaillent dans ce domaine et l'extraction de raffinage du pétrole. La formation de particules solides qui se déposent dans la paroi du tuyau et les particules solides qui circulent avec le fluide entraîne une diminution de la production, à la fois en raison de la perte de pression due à diamètre compromisse comme la vitesse et la puissance nécessaire pour pomper le fluide plus Dense qui augmente le coût de production. Pour déterminer la température et la position dans le lancement de ce phénomène ont été résolus deux simulations numériques par la méthode d'Euler des équations de conservation mouvement et d'énergie pour les deux conditions d'écoulement différentes. Dans les deux conditions, le flux entre deux plaques parallèles de largeur infinie avec le fluide circulant entre celles-ci. Le flux est hydrodynamique développé et le profil thermique en cours de développement. La différence entre les cas étudiés est que pour la première des plaques parallèles, la température reste constante tandis que pour le second cas, le flux de chaleur à travers les plaques parallèles est constante. L'objectif est de connaître la température du flux en différents points du maillage de calcul. Pour valider les résultats obtenus numéro Code de Nusselt ont été comparés avec ceux trouvés dans la littérature et validant ainsi les codes informatiques.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11778
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2015_1_02.pdf993,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.