Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11774
Título: Desenvolvimento de um retificador monofásico com alto fator de potência conectado a um inversor de frequência trifásico
Título(s) alternativo(s): Development of a high power factor one-phase rectifier connected to a three-phase inverter
Autor(es): Ratusznei, Francisco
Orientador(es): Granza, Marcelo Henrique
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Fator de potência
Conversores de fase
Electric motors, Induction
Electric power factor
Phase converters
Data do documento: 29-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: RATUSZNEI, Francisco. Desenvolvimento de um retificador monofásico com alto fator de potência conectado a um inversor de frequência trifásico. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2016.
Resumo: A falta de adequação entre o padrão de energia elétrica e a demanda é a causa de inconvenientes em áreas rurais, principalmente pelo fato de setores ligados ao agronegócio solicitarem equipamentos incomuns ao uso doméstico. O presente trabalho tem por objetivo o acionamento de um motor de indução trifásico de 1/3 CV a partir de uma rede monofásica de 127 V por meio de um conversor com alto fator de potência. Essencialmente, o conversor é composto de uma etapa retificadora de onda completa a qual tem seu fator de potência aprimorado por um conversor boost operando em modo de condução descontínua. A etapa final é um inversor trifásico que converte a potência CC em CA trifásica a fim de alimentar um motor de indução. Finalmente, o chaveamento das etapas, boost e inversor, é realizada por meio de um circuito PWM. De modo a garantir um funcionamento estável faz-se necessário um sistema de controle escalar que será abordado no texto. Como resultado, será apresentado o dimensionamento dos componentes de cada etapa mencionada e assim efetuada a simulação do conversor de modo a atestar sua viabilidade para, em um trabalho subsequente concretizar sua implementação.
Abstract: The problems related with the electric energy standards and the demand cause many coupling disorders on the country side, mainly because fields associated to agribusiness activities require uncommon devices. The objective of this report is to activate a 1/3 CV three-phase electric induction motor via a 127 V one-phase source by using a high power factor converter. Essentially, the converter is constructed by a complete wave rectifier which is improved by a discontinuous boost converter. The last stage is basically a three-phase inverter which converts the DC power into AC power in order to run an induction motor. Finally, the switching of the stages are accomplished by using a PWM circuit. In order to ensure a stable operation it is necessary a scalar control system which will be studied in this text. As final result, the components characteristics of each stage will be provided and a simulation of the main system in order to evaluate the converter viability for a future implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11774
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2016_2_04.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.