Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrein, Adriane Cristina Veigantes-
dc.date.accessioned2015-05-20T13:44:02Z-
dc.date.available2015-05-20T13:44:02Z-
dc.date.issued2014-05-30-
dc.identifier.citationGREIN, Adriane Cristina Veigantes. Desenvolvimento de senso crítico, analítico e científico em alunos participantes de clube de ciências. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1158-
dc.descriptionAcompanha: Sugestão de roteiro de atividades para o clube de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThe participation of students in Science Clubs, is an opportunity to develop their curiosity and Science spirit. To the teacher is a possibility to develop several projects and themes, which inflexible curricula sometimes would not allow. This work presents a study of the critical, analytic and scientific development of the students from final grades of Elementary School from Olavo Bilac School in Cantagalo – PR, for their participation in a Science Club. This club is in the mentioned school, and attends the Program of Complementary Course in After School Activities, of the State Department of Education. The research conducted at the Science Club, have used several activities, such as group work, video presentations, conduction of experiments and the use of world wide web. In the dissertation of this work, it has presented what a Science Club is and means, and which is its role, and importance to the teaching of subjects, taking into account the Theory of Meaningful Learning. In addition, it is conducted an approach about interdisciplinary and the importance of experimentation. The theme chosen for study was Material Analysis in a sustainable perspective. The materials analyzed were paper, glass, plastic and metal in a qualitative way and participant research. Data were collected through a questionnaire before carrying out the activities and another after. A preliminary analysis of the responses revealed little knowledge and scientific vocabulary as well as a moderate and lacking critical arguments, and little analytical about the origin and type of materials they knew. The final questionnaire has shown that the Club has contributed to the development of students in an interdisciplinary perspective and meaningful learning through changes in thinking and attitudes of the participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectClubes de ciênciapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMateriais - Análisept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience clubspt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMaterials - Analysispt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de senso crítico, analítico e científico em alunos participantes de clube de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA participação dos alunos em um Clube de Ciências representa uma oportunidade de desenvolver sua curiosidade e seu espírito científico. Para o professor, representa a possibilidade de realizar diversos projetos e temas que, muitas vezes, a rigidez curricular não favorece. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento crítico, analítico e científico de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Cantagalo – PR, por sua participação em um Clube de Ciências. Este Clube funciona na referida escola, atendendo ao Programa de Atividade Complementar Curricular em Contraturno da Secretaria de Estado da Educação. A pesquisa desenvolvida no Clube de Ciências utilizou atividades variadas, como trabalhos em grupo, apresentações de vídeos, realização de experimentos e uso da rede mundial de computadores (internet). Apresenta-se no texto desta dissertação o que são os Clubes de Ciências e qual é sua função e importância para o ensino das disciplinas, levando em conta a Teoria da Aprendizagem Significativa. Também faz-se uma abordagem sobre a interdisciplinaridade e a importância da experimentação. O tema escolhido para o estudo foi Análise de Materiais, numa perspectiva de sustentabilidade. Os materiais analisados foram papel, vidro, plástico e metal. A pesquisa foi qualitativa na modalidade pesquisa participante. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário antes da realização das atividades e outro depois. A análise das respostas preliminares revelou pouco conhecimento e vocabulário científico, além de uma crítica moderada e carente de argumentos e pouco analíticas quanto à origem e tipo de materiais que eles conheciam. O questionário final permitiu verificar que o Clube contribuiu para o desenvolvimento dos alunos numa perspectiva de interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, através de mudanças no pensamento e nas atitudes dos participantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Claudia Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Grein, Adriane Cristina Veigantes_2014.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Grein, Adriane Cristina Veigantes_2014_1.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.