Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1109
Título: Octave: uma proposta para o ensino de funções
Autor(es): Barbosa, Thiago Henrique das Neves
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Funções (Matemática)
Matemática
Física
Functions
Mathematics
Physics
Data do documento: 27-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BARBOSA, Thiago Henrique das Neves. Octave: uma proposta para o ensino de funções. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Ferramentas computacionais se fazem continuamente mais presentes em ambientes escolares, por meio de iniciativas como o Paraná Digital. A partir dos recursos disponibilizados, esta pesquisa apresentou e realizou uma atividade utilizando um software de análise numérica (Octave) com o objetivo de contribuir para o ensino de função. O programa foi escolhido por possuir os recursos necessários para trabalhar os conteúdos de Matemática selecionados na pesquisa e a possibilidade do aluno manipular e visualizar situações reais a partir de simulação. A teoria de aprendizagem significativa de Ausubel foi empregada para organizar a abordagem realizada. Foi realizado um projeto piloto abordando o ensino de funções, seguido de um segundo momento em que se incluíram conceitos de Física. O projeto envolveu alunos de diferentes anos do Ensino Médio. Verificou-se que o uso do Octave contribuiu para que houvesse de fato a aprendizagem significativa no assunto de funções do primeiro e segundo grau, bem como as relações com o movimento retilíneo.
Abstract: Computational tools are increasingly present in school through initiatives such as the Paraná Digital. This work presents an activity using a numerical analysis software (Octave) with the objective of contributing with mathematical functions teaching. The tool was selected based on the features needed to deal with the teaching contents, as well as the possibility of students manipulate and visualize situations through simulation. The theory of meaningful learning of Ausubel was used to organize the approach. We conducted a pilot project addressing the teaching of functions, followed by a second phase that included concepts of physics. This project involved students from different high school levels. It was verified that the activities using Octave actually contributed to meaningful learning of first and second degrees functions, as well as physical relations with rectilinear motion.
Descrição: Acompanha: Manual didático para o professor: atividades com o octave para o ensino de funções de primeiro e segundo graus e suas relações no movimento retilíneo; Atividade de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1109
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.