Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10742
Título: Viabilidade técnica e econômica da implantação de agroindústria familiar de queijo colonial no município de São Jorge d’ Oeste - Paraná
Autor(es): Marin, Michelli
Orientador(es): Gnoatto, Almir Antonio
Palavras-chave: Agricultura familiar
Bovinos de leite
Agroindústria
Family farms
Dairy cattle
Agricultural industries
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MARIN, Michelli. Viabilidade técnica e econômica da implantação de agroindústria familiar de queijo colonial no município de São Jorge d’ Oeste - Paraná. 2016. 50 f. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: A atividade leiteira constitui-se numa importante fonte de renda para os agricultores paranaenses. Na região Sudoeste do Paraná apresenta-se como uma opção de diversificação das propriedades rurais. A agregação de valor da produção primária torna-se uma alternativa a permanência dos pequenos agricultores no meio rural. Possibilita uma maior renda, resultando em uma melhor qualidade de vida às famílias. Pode representar o resgate de valores culturais e sociais. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade econômica da implantação de agroindústria de queijo colonial em uma unidade de produção familiar. Para apurar o custo de produção do leite foi realizado um diagnóstico em uma UPF. Através de um levantamento de dados definiu se o custo de implantação de uma unidade de transformação de leite. Com os custos apurados foram realizados os cálculos de indicadores de resultado que tornou possível a avaliação e comparação das duas atividades. Observou-se que a venda de 10 litros de leite gera uma Margem Líquida de R$ 1,60, enquanto a produção de 1 kg de queijo resulta em um lucro de R$ 4,64. A lucratividade da atividade leiteira é de 16% e a da transformação do leite de 31%. Por meio de ferramentas modernas de análise de investimento (VPL, TIR e IL) foi possível concluir que a implantação da agroindústria em uma Unidade de Produção Familiar é viável. Com base neste trabalho apresenta-se uma nova alternativa de produção à agricultura familiar.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10742
Aparece nas coleções:DV - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COAGR_2016_2_04.pdf886,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.