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dc.creatorCatisti, Rafael Godoy
dc.creatorSanches, Guilherme de Castro
dc.date.accessioned2020-11-12T19:04:31Z-
dc.date.available2020-11-12T19:04:31Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationCATISTI, Rafael Godoy; SANCHES, Guilherme de Castro. Influência de parâmetros topográficos no desempenho de aço perlítico em deslizamento lubrificado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10611-
dc.description.abstractRailway transport in Brazil is its second largest means of cargo transport, behind only to road transport, transporting more than 500 million tons per year. The train wheel to rail contact system is very important in the operation of the railways, this is a place that receives all the load of the train, so in situations of friction as occurs during curves, there can be a great wear of the system. The wear of these elements generates a great cost for the maintenance of the railroads, besides serving as a barrier for a possible increase of loads or speeds, as these increases result in higher values of friction. The literature indicates that there is a relationship between parameters such as mean roughness (Sa) and the coefficient of friction, as well as studies shows the relationship of other parameters such as Skewness (Ssk) and Kurtosis (Sku). However, there are many parameters that define a surface’s texture and there is no exact relationship between these parameters and their influence on the coefficient of friction and wear. This work aims to find a relationship between roughness parameters and the coefficient of friction and wear for this specific case of the train wheel-rail system, replicating the interaction of this pair through lubricated pin-disk test.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectAspereza de superfíciept_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectDesgaste mecânicopt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectSurface roughnesspt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectMechanical wearpt_BR
dc.titleInfluência de parâmetros topográficos no desempenho de aço perlítico em deslizamento lubrificadopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of surface parameters on performance of pearlitic steel in lubricated slidingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transporte ferroviário no Brasil é o segundo maior meio de transporte de cargas, ficando atrás apenas do transporte rodoviário, transportando mais de 500 milhões de toneladas por ano. O sistema de contato entre roda de trem e o trilho possui uma grande importância no funcionamento das ferrovias, visto que é o local que recebe toda a carga do trem. Em situações em que o atrito é alto, como em curvas, pode haver um grande desgaste do sistema. O desgaste destes elementos gera um grande custo para a manutenção das ferrovias, além de servirem como um empecilho para um possível aumento de cargas ou velocidades, pois ao aumentarem, resultam em maiores valores de atrito e desgaste. A literatura indica que há uma relação entre parâmetros como a rugosidade média (Sa) e o coeficiente de atrito, assim como estudos apontam a relação de outros parâmetros como Skewness (Ssk) e Kurtosis (Sku). Todavia, existem muitos parâmetros que definem a textura de uma superfície e não se tem na literatura relações exatas entre estes parâmetros e sua influência no coeficiente de atrito e no desgaste. Este trabalho tem como objetivo encontrar uma relação entre parâmetros de rugosidade e o coeficiente de atrito e desgaste para este caso específico do sistema roda-trilho de trem, replicando a interação deste conjunto através de ensaio pino-disco lubrificado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cousseau, Tiago
dc.contributor.referee1Cousseau, Tiago
dc.contributor.referee2Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva
dc.contributor.referee3Bernardelli, Euclides Alexandre
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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