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Título: Programação matemática aplicada ao balanceamento de uma linha de montagem de tratores
Autor(es): Cavalli, Leonardo Torque
Zimmermann, Lucas Diego
Orientador(es): Magatão, Leandro
Palavras-chave: Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Tratores
Programação linear
Engenharia mecânica
Assembly-line balancing
Mathematical models
Tractors
Linear programming
Mechanical engineering
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAVALLI, Leonardo Torques; ZIMMERMANN, Lucas Diego. Programação matemática aplicada ao balanceamento de uma linha de montagem de tratores. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O balanceamento de linhas de montagens surgiu como uma proposta possível para otimizar as linhas produtivas, resultando no aumento da produtividade, por meio de modelos matemáticos que visam equalizar os tempos de processamento das estações de trabalho e dos trabalhadores envolvidos. Este projeto de pesquisa considerou as condições e características de sete postos de trabalho em uma linha de montagem de tratores na região de Curitiba – PR. Estes postos se agrupam ao redor da estação gargalo da linha. Partindo das informações obtidas, foram estabelecidas as relações de precedências existentes entre as tarefas executadas. Para o estudo foram considerados 21 modelos de tratores, que, juntos, representam 100% de ocupação da linha de montagem da categoria Small. Objetivou-se encontrar uma solução mais equilibrada do tempo de total de processamento nas estações de trabalho por meio de realocações de tarefas, conduzindo à uma redução dos gargalos da linha, assim como à melhora dos indicadores do trecho da linha em análise, chegando à aumentos da ordem de 13% na produtividade da linha a partir da alteração da disposição de duas tarefas da linha.
Abstract: The balancing of assembly lines emerged as a possible proposal to optimize production lines, resulting in increased productivity. This was done through mathematical models aiming at an equalized processing time across workstations and involved workers. This research project considered the conditions and characteristics of five seven workstations in an assembly line of tractors in the region of Curitiba-PR. These workstations are grouped around the bottleneck station of the line. Based on the information obtained, the existing precedence relationships between performed tasks were established. It was considered 21 models, which together represent 100% of the assembly line production mix for the Small category. The main objective was to find a more balanced solution of processing times across workstations by the repositioning of tasks, leading to a reduction of the bottlenecks of the line, as well as the improvement of the line indicators reaching increases of about 13% in line productivity from the change in the arrangement of two line tasks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10587
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