Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10500
Título: Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método dos elemento finitos
Autor(es): Santos, Alex Tadeu Moreira
Valenga, Leonardo Silva
Orientador(es): Belo, Ivan Moura
Palavras-chave: Bicicletas
Método dos elementos finitos
Simulação (Computadores)
Engenharia mecânica
Bicycles
Finite element method
Computer simulation
Mechanical engineering
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Alex Moreira Santos; VALENGA, Leonardo Silva. Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método dos elementos finitos. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O principal componente de uma bicicleta, o quadro, pode ser produzido utilizando uma ampla gama de materiais. Dentre os materiais, os fabricantes comumente utilizam ligas metálicas, sendo as mais aplicadas as ligas de aço, de alumínio e, em menor escala, as ligas de titânio. Para avaliar a diferença no comportamento mecânico das bicicletas gerado por essas ligas, é proposta a realização de simulações numéricas em um software comercial, representando ensaios de resistência mecânica em modelos padronizados de quadros. São simulados diversos modelos, variando os materiais e os diâmetros e espessuras dos tubos que compõem o quadro. Nas simulações os quadros são sujeitos a carregamentos estáticos, obtendo-se resultados quanto a deflexão, tensão equivalente de von Mises e flambagem. Em seguida é feito um comparativo utilizando cálculos baseados na teoria do método dos elementos finitos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10500
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_31.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.