Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10493
Título: Investigação experimental do equilíbrio de fases do hexafluoreto de enxofre e óleos de diferentes naturezas químicas
Título(s) alternativo(s): Experimental investigation of the phlase equilibrium of sulfur hexafluoride and oils of different chemical natures
Autor(es): Chialrello, Conrado
Paukowski, Gabriel Yoshida
Orientador(es): Rossi, Luciano Fernando dos Santos
Palavras-chave: Óleo - Indústria
Combustíveis sintéticos
Petróleo
Produtos petroquímicos
Engenharia mecânica
Oil industries
Synthetic fuels
Petroleum
Petroleum chemicals
Mechanical engineering
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHIARELLO, Conrado; PAUKOWSKI, Gabriel Yoshida. Investigação experimental do equilíbrio de fases do hexafluoreto de enxofre e óleos de diferentes naturezas químicas. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as propriedades da mistura do hexafluoreto de enxofre (SF6) com óleos de diferentes naturezas químicas, elencando, dentre os candidatos, a melhor opção a ser utilizada para a simulação do escoamento supercrítico de dióxido de carbono (CO2) nas tubulações de extração de petróleo em estudos posteriores. A análise do equilíbrio de fases das misturas foi feita segundo o método sintético isotérmico, usando uma célula de equilíbrio de volume variável. O aparato experimental mostrou-se confiável, pois não tem vazamentos e apresenta apenas desvios que foram mitigados através de correlações experimentais, sendo estas válidas para valores dentro da faixa de temperaturas do experimento, entre 15°C e 30°C.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10493
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_15.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.