Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10367
Título: Projeto e fabricação de protótipo de veículo para clicloturismo
Autor(es): Sigwalt, Rafale Clausen
Cardoso, Thiago Sanches
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Projeto de produto
Ciclismo
Esportes e turismo
Bicicletas
Engenharia mecânica
Product design
Cycling
Sports and tourism
Bicycles
Mechanical engineering
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIGWALT, Rafael Clausen; CARDOSO, Thiago Sanches. Projeto e fabricação de protótipo de veículo para cicloturismo. 2015. 173 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O cicloturismo é uma forma de turismo onde o meio de transporte utilizado no passeio é a bicicleta. Muito praticado em alguns países do mundo, os percursos, normalmente, são longos e podem durar dias. Isso faz com que seja necessário bom preparo físico do atleta e uma bicicleta adequada. Vários modelos podem ser encontrados em oficinas ou fábricas, principalmente, em países europeus, com diferentes características técnicas e abrangendo uma grande faixa de preço. No Brasil, a prática do cicloturismo é recente e o público ainda é reduzido. Um consequência desta baixa demanda é a pequena disponibilidade de modelos à venda no mercado nacional. Como alternativa, os cicloturistas ativos recorrem a outros modelos e adaptam os mesmos com acessórios específicos. Um problema destas bicicletas adaptadas é que não foram projetadas para o ciclista fazer viagens, podendo ocorrer lesões e desconforto por má postura ou excesso de esforço. O objetivo do presente trabalho é desenvolver o projeto e fabricar o protótipo de um veículo para cicloturismo. Para tanto, foi empregada a metodologia proposta por Rozenfeld e coautores a fim de se ter informações suficientes para levantamento de concepções. Deste estas, foi escolhida a que melhor atenda às necessidades de um cicloturista. Um quadro diferente dos encontrados em bicicletarias foi desenvolvido, levando em consideração a ergonomia do ciclista e a resistência mecânica. Este quadro foi fabricado e uma protótipo foi montado, utilizando peças e acessórios de mercado. Os testes realizados neste protótipo mostram que o posicionamento do ciclista foi atendido, resistindo aos esforços quando colocada em prática a bicicleta.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10367
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_08.pdf9,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.