Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Alexandre Lenerneier de
dc.creatorEichenberger, Alyne Carolina
dc.date.accessioned2020-11-12T16:57:16Z-
dc.date.available2020-11-12T16:57:16Z-
dc.date.issued2015-02-13
dc.identifier.citationARAUJO, Alexandre Lenerneier de; EICHENBERGER, Alyne Carolina. Inserção de veículos elétricos: análise dos impactos no sistema elétrico de potência na subestação Central/Batel em Curitiba. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9890-
dc.description.abstractSeveral technological factors may affect the consumption of electricity in a system. In view of the current environmental concerns, the subject of growth insertion of electric vehicles is turning more present, and the increase of this technology is an example of increased energy demand. For this study, there was a prediction of a fleet of electric vehicles that could be present in the city of Curitiba, using the neighborhood Batel. Analyzes were made about results in voltage and power flow, identifying possible solutions to any problem. A historical introduction of electric vehicles initially appears, raising the foundations of sustainable issue these days, and presented definitions of each electric vehicle. This paper aims to conduct a study on the integration of electric vehicles using the OpenDSS software for system analysis on technical issues. Using the principles of smart grids and the differentiated energy tariff, you can reduce consumption at peak times. This paper aims to analyze the impact of these electric vehicles will have on the substation Batel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectRedes elétricas inteligentespt_BR
dc.subjectFator de potênciapt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectSmart power gridspt_BR
dc.subjectElectric power factorpt_BR
dc.titleInserção de veículos elétricos: análise dos impactos no sistema elétrico de potência na subestação Central/Batel em Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDiversos fatores tecnológicos podem afetar o consumo de energia elétrica numa rede. Tendo em vista às preocupações ambientais atuais, o crescimento do tema inserção de veículos elétricos se torna cada vez mais presente, e o aumento desta tecnologia é um exemplo de aumento da demanda de energia. Para este estudo, fez-se uma previsão de uma frota de veículos elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba, utilizando um bairro nobre da cidade, a Batel. Analisou-se os resultados quanto a perfil de tensão, fluxo de potência e perdas, identificando possíveis soluções para eventuais problemas. Inicialmente é apresentado uma introdução histórica dos veículos elétricos, levantando os alicerces da questão sustentável nos dias de hoje, e apresentadas definições do que é cada veículo elétrico. Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a inserção de veículos elétricos utilizando o software OpenDSS, para analise do sistema nos quesitos técnicos. Utilizando os princípios de smart grids e a tarifa de energia diferenciada, será possível reduzir o consumo no horário de pico. Este trabalho objetiva analisar o impacto que estes veículos elétricos irão causar na rede da Subestação Batel em Curitiba.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Alvaro Augusto Waldrigues de
dc.contributor.advisor-co1Rufato Junior, Eloi
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrotécnicapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2014_2_13.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.