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Título: Arquitetura Pseudowire: uma infraestrutura multiserviço
Título(s) alternativo(s): Pseudowire Architecture: a multiservice infrastructure
Autor(es): Mendes, João Paulo Ribeiro
Orientador(es): Mendes, Christian Carlos de Souza
Palavras-chave: Telecomunicações - Sistemas de comutação
Emuladores (Programas de computador)
MPLS (Normas)
Comutação por pacotes (Transmissão de dados)
Frame relay (Transmissão de dados)
Telecomunicações
Telecommunication - Switching systems
Emulators (Computer programs)
MPLS Standards
Packet switching (Data transmission)
Frame relay (Data transmission)
Telecommunication
Data do documento: 10-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, João Paulo Ribeiro. Arquitetura Pseudowire: uma infraestrutura multiserviço. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho tem o propósito de estudar a tecnologia PWE3, os tipos de serviços nativos emulados, os modelos de PSNs presentes tal como também as metodologias sob diferentes Drafts (rascunhos) e técnicas que aperfeiçoaram o modelo em ambientes de transporte Backbone. Assim sendo o trabalho traz informações sobre a evolução dos sistemas de comutação para que se tenha uma visão acerca da velocidade com que novas tecnologias surgiram e outras se tornam obsoletas, tal como uma margem acerca da problemática enfrentada pelos ISPs e pelos clientes quanto a evolução e gastos com novas infraestruturas. São mencionados os tipos de emulações e de transporte que se podem utilizar para que se obtenha ou mantenha o serviço legado. Discute-se sobre a emulação Pseudowire através de mecanismos MPLS, TDM, L2TPv3 e completando é explanado sobre sua aplicabilidade em diversos pontos de uma rede de telecomunicações enquanto contribui no processo de convergência das redes.
Abstract: This work aims to study the PWE3 technology, the types of native emulated services, the present PSN models as well as the methodologies under different Drafts and techniques that have improved the model in Backbone transport environments. Thus, the work provides in formation on the evolution of the switching systems so that one can have an insight into the speed with which new technologies have emerged and others become obsolete, as well as a margin about the problematic faced by ISPs and customers regarding the evolution and spending on new infrastructures. The types of emulations and transport that can be used to obtain or maintain the legacy service are mentioned. It discusses the Pseudowire emulation through MPLS, TDM, and L2TPv3 mechanisms and completing is explained about its applicability in several points of a telecommunications network while contributing in the network convergence process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9713
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