Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9680
Título: | Elaboração de material informativo sobre o tema lixo marinho a partir de ações de sensibilização em escolas estaduais de Curitiba e Pontal do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | Information material on Developing the Marine Debris theme from awareness actions in state schools in Curitiba and Pontal do Paraná |
Autor(es): | Almeida, Eduarda Guimarães de Leal, Francine |
Orientador(es): | Coral, Lucila Adriani |
Palavras-chave: | Educação ambiental Crianças - Programas de atividades Conscientização Environmental education Children - Activity programs Awareness |
Data do documento: | 15-Abr-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALMEIDA, Eduarda Guimarães de; LEAL, Francine. Elaboração de material informativo sobre o tema lixo marinho a partir de ações de sensibilização em escolas estaduais de Curitiba e Pontal do Paraná. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | A poluição causada pelo lixo marinho é um assunto que está diretamente ligado ao crescimento industrial e ao consumo de bens descartáveis. No entanto, essa é uma relação que não seria necessária existir, caso a população tivesse o conhecimento básico sobre os impactos que o lixo marinho causa, tanto para a economia de regiões litorâneas, quanto para o lazer, a saúde da fauna local e para o ser humano. Nesse sentido, acredita-se que a Educação Ambiental é uma ferramenta de grande importância para que o cenário encontrado atualmente seja modificado. Algumas vertentes da Educação Ambiental priorizam os trabalhos de sensibilização voltados às crianças, a fim de que elas tenham princípios de preservação inseridos na sua base de formação. Frente a essa realidade, foi proposto que atividades de sensibilização fossem realizadas com crianças do ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais para a coleta de informações, sobre o conhecimento que elas já possuíam sobre o tema lixo marinho e sobre o que elas aprenderiam após as atividades propostas. As atividades foram realizadas em localidades diferentes, sendo uma das escolas situada no Município de Curitiba, capital do Paraná e outra em Pontal do Paraná, região litorânea do Estado. A escolha pela realização das atividades nesses locais foi devido ao interesse em entender se o meio em que as crianças vivem, próximo e longe do mar, interfere na formação de opinião sobre o tema. As crianças foram avaliadas mediante a aplicação de mapas mentais e observação com o auxílio de diário de bordo. Com as informações obtidas ao longo do processo foi confeccionada de uma cartilha informativa sobre o tema abordado. Esse material tem como finalidade auxiliar ações de Educação Ambiental, destacando itens considerados relevantes e interessantes para as crianças. A partir das atividades, pode-se observar que as crianças que residem no litoral apresentaram maior interesse sobre o tema do que aquelas que residem mais afastadas do ambiente marinho. Desta forma, os dados obtidos em sala, mediante as atividades, foram utilizados para a escolha dos temas abordados na cartilha, a qual inclui uso de um mapa mental, curiosidades sobre os efeitos negativos do lixo marinho no meio ambiente e algumas atividades de como resolver este problema. Espera-se que a cartilha seja publicada e utilizada com a finalidade para a qual foi criada: Educação Ambiental. |
Abstract: | The pollution caused by marine debris is an issue that is directly linked to industrial growth and consumption of disposable goods. However, this is a relationship that would not be necessary if the population had the basic knowledge about the impacts that marine litter concerned, both for the economy of coastal regions, and for leisure, the health of the local fauna and the human being. In this sense, it is believed that environmental education is a very important tool for the scenario currently found to be modified. Some aspects of environmental education prioritize outreach work aimed at children, so that they have conservation principles embedded in their training base. Faced with this reality, it was proposed that awareness-raising activities were conducted with elementary school children from two public schools to collect information on the knowledge they already had on the marine litter issue and what they learn after the activities proposals. The activities were conducted in different settings, one of the schools located in the city of Curitiba, capital of Paraná and one in Pontal do Paraná, coastal region of the state. The choice for carrying out the activities at these sites was due to the interest in understanding the environment in which children live near and far from the sea, interferes with the formation of opinion on the subject. The children were evaluated by applying mental maps and observation logbook aid. With the information obtained in the process was made in an informative primer on the topic discussed. This material is intended to assist environmental education actions, highlighting items considered relevant and interesting for children. From the activities, one can observe that children who live on the coast showed greater interest in the subject than those who live furthest from the marine environment. Thus, the data obtained in the classroom, through the activities were used for choosing the topics discussed in the booklet, which includes use of a mind map, facts about the negative effects of marine debris in the environment and some activities like solving this problem. It is hoped that the booklet is published and used for the purpose for which it was created: Environmental Education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9680 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Processos Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COPAM_2015_1_05.pdf | 5,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.