Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9637
Título: Educação ambiental voltada à educação infantil: ações desenvolvidas em um centro de educação infantil, Curitiba, PR
Autor(es): Azambuja, Maria Elisa Ramos de
Orientador(es): Procopiak, Leticia Knechtel
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação pré-escolar
Meio ambiente e crianças
Environmental education
Education, Preschool
Environment and children
Data do documento: 3-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AZAMBUJA, Maria Elisa Ramos de. Educação ambiental voltada à educação infantil: ações desenvolvidas em um centro de educação infantil, Curitiba, PR. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Tendo em vista a crescente preocupação com as condições do meio ambiente, e que a população tem dificuldades em estabelecer uma relação entre os problemas ambientais e o seu cotidiano, este trabalho pretendeu incorporar a Educação Ambiental nas atividades de ensino voltadas às crianças da pré-escola (idade de quatro e cinco anos) de um Centro de Educação Infantil, visando à sensibilização para a causa ambiental não apenas das crianças, como de pais e/ou responsáveis, professoras e demais funcionárias da Instituição. Foram realizadas atividades práticas com as crianças sobre: horta, compostagem e erosão hídrica do solo, através da experimentação com objetos, as atividades foram antecedidas ou seguidas de roda de conversa sobre o tema da atividade. O trabalho foi avaliado através de questionário ambiental, aplicado aos pais e/ou responsáveis pelas crianças, e desenvolvimento de mapas mentais (desenhos) com as crianças, para os dois casos a avaliação foi realizada pré e pós o desenvolvimento do trabalho. O resultado demonstrou uma evolução das crianças em reconhecer elementos naturais, o meio ambiente e suas paisagens; bem como o método de experimentação com objetos se mostrou adequado a fase de desenvolvimento das crianças refletindo em uma resposta positiva ao trabalho realizado.
Abstract: Given the growing concern about the environmental conditions, and that the population has difficulty establishing a relationship between environmental problems and their everyday lives, this work aims to incorporate environmental education in teaching geared to children from preschool (age of four and five years) of a Early Childhood Center, aimed at raising awareness of the environmental cause not only of children, as parents and / or guardians, teachers and other employees of the institution. Practical activities were conducted with the children about: garden, composting and soil erosion, by experimenting with objects, activities were preceded or followed by a round of conversation on the topic of the activity. The study was evaluated through environmental questionnaire administered to parents and / or guardians, and develop mental maps (drawings) with children, for both cases the evaluation was performed before and after the development work. The result showed an improvement of the children to recognize the natural elements, the environment and landscapes, as well as the method of experimentation with objects was adequate stage of development of the children in reflecting a positive response to the work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9637
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COPAM_2012_2_04.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.