Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chefer, Sonia Mara | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T16:24:18Z | - |
dc.date.available | 2014-11-05T16:24:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.identifier.citation | CHEFER, Sonia Mara. Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ciências. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/960 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the educational games as a proposed research practice, and assess learning through this instrument in Science Teaching, on the cross-cutting theme Environment, emphasizing the Environmental Education in Elementary Education. Evidence Environmental Education, considering the significant learning, with specific emphasis on the use of educational games. Discusses the teaching of science in Brazil, Environmental Education, the Educational Games, Meaningful Learning, based on the literature relevant to the topic. The research covers a population of 65 students. To collect the data we used questionnaires with open and closed questions for survey of students' prior knowledge (pretest) and posttest. Presents results on the use of educational games in methodological routing significantly in the teaching and learning of Science to facilitate understanding of the content in a motivating and fun way. Demonstrates that the educational game constitutes an important aid for curriculum work for his motivational, challenging and constructive character; can be inserted in the disciplinary planning and used as a pedagogical proposal, it enabled a substantial and relaxed environment with evidence of significant learning. The proposed use of educational games in teaching Science and Environmental Education is formalized based on the findings of the entertaining features of teaching that has produced the material. Thus, the teacher can provide a resource that enables call the student's attention, sharpening the curiosity to seek new knowledge about the environment in which he lives. As a final product of this research, structured on a Didactic Unit, with an ordered set of activities, structured and articulated, aiming to help the science teacher in their pedagogical activities during the school year. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Green technology | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Educational psychology | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os jogos educativos como proposta de prática investigativa, bem como avaliar a aprendizagem por meio desse instrumento no Ensino de Ciências, sobre o tema transversal Meio Ambiente, enfatizando a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Evidencia a Educação Ambiental, considerando a aprendizagem significativa, com destaque específico para a utilização de jogos educativos. Discute o Ensino de Ciências no Brasil, a Educação Ambiental, os Jogos Educativos, a Aprendizagem Significativa, com base na literatura pertinente ao tema. A pesquisa abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (pré-teste) e pós-teste. Apresenta resultados sobre a utilização de jogos didáticos no encaminhamento metodológico, de forma significativa no processo de ensino aprendizagem de Ciências e que facilitem a compreensão do conteúdo de forma motivadora e divertida. Demonstra que o jogo educativo constitui-se em um importante auxílio para o trabalho curricular por seu caráter motivacional, desafiador e construtivo; pode ser inserido no planejamento disciplinar e utilizado como proposta pedagógica, pois possibilitou um ambiente educativo e descontraído com evidências de aprendizagem significativa. A proposta da utilização dos jogos educativos no ensino de Ciências e Educação Ambiental se formaliza a partir da constatação das características lúdicas de ensino que o material produzido possui. Dessa maneira, podem proporcionar ao professor um recurso que possibilita chamar a atenção do aluno, aguçando a curiosidade em buscar novos conhecimentos sobre o ambiente em que vive. Como produto final desta pesquisa, estruturou-se uma Unidade Didática, com um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas, visando auxiliar o professor de Ciências em sua ação pedagógica durante o ano letivo. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Procopiak, Leticia Knechtel | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Chefer, Sonia Mara_2014.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.