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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Marochi, Valério Mendes | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T13:41:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T13:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | |
dc.identifier.citation | MAROCHI, Valério Mendes. Controle remoto de sinalização e iluminação por comando de voz via aplicativo para condutores com deficiência física integrado à rede CAN. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9526 | - |
dc.description.abstract | Os veículos de um modo geral, para além de meros meios de transporte, tornaram-se grandes vitrines tecnológicas, contendo sistemas embarcados cada vez mais complexos, que demandam o uso de protocolos e redes de comunicação com o intuito de integrar as diversas funcionalidades dos sistemas veiculares dedicados. Mesmo assim, com tanta tecnologia, ainda há muitas oportunidades de desenvolvimento de sistemas e soluções, que atendam necessidades específicas, como é o caso das adaptações automotivas para portadores de deficiência física. O foco deste trabalho é desenvolver um dispositivo de controle remoto que possibilite ao condutor com deficiências motoras o acionamento dos sistemas de sinalização e iluminação do veículo por comando de voz via aplicativo móvel. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de evidenciar a importância dos protocolos de redes veicular, mais especificamente a rede CAN, bem como o uso de plataformas de prototipagem no desenvolvimento de soluções embarcadas para acessibilidade e adaptabilidade veicular. Uma vez obtidas as informações necessárias, foi desenvolvido um protótipo e um aplicativo móvel para controle remoto por comando de voz integrado à rede CAN veicular. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Rede de Área de Controle (Rede de computador) | pt_BR |
dc.subject | Microcontroladores | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Controle remoto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Veículos - Controle | pt_BR |
dc.subject | Mecatrônica | pt_BR |
dc.subject | Controller Area Network(Computer network) | pt_BR |
dc.subject | Microcontrollers | pt_BR |
dc.subject | Embedded computer systems | pt_BR |
dc.subject | Remote control | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | pt_BR |
dc.subject | Vehicles - Control | pt_BR |
dc.subject | Mechatronics | pt_BR |
dc.title | Controle remoto de sinalização e iluminação por comando de voz via aplicativo para condutores com deficiência física integrado à rede CAN | pt_BR |
dc.title.alternative | Remote control of signaling and lighting by voice command via application for drivers with physical disabilities integrated with CAN network | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os veículos de um modo geral, para além de meros meios de transporte, tornaram-se grandes vitrines tecnológicas, contendo sistemas embarcados cada vez mais complexos, que demandam o uso de protocolos e redes de comunicação com o intuito de integrar as diversas funcionalidades dos sistemas veiculares dedicados. Mesmo assim, com tanta tecnologia, ainda há muitas oportunidades de desenvolvimento de sistemas e soluções, que atendam necessidades específicas, como é o caso das adaptações automotivas para portadores de deficiência física. O foco deste trabalho é desenvolver um dispositivo de controle remoto que possibilite ao condutor com deficiências motoras o acionamento dos sistemas de sinalização e iluminação do veículo por comando de voz via aplicativo móvel. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de evidenciar a importância dos protocolos de redes veicular, mais especificamente a rede CAN, bem como o uso de plataformas de prototipagem no desenvolvimento de soluções embarcadas para acessibilidade e adaptabilidade veicular. Uma vez obtidas as informações necessárias, foi desenvolvido um protótipo e um aplicativo móvel para controle remoto por comando de voz integrado à rede CAN veicular. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira Junior, Dyson | |
dc.contributor.referee1 | Paula, Sérgio Luiz Bazan de | |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Ubiradir Mendes | |
dc.contributor.referee3 | Pereira Junior, Dyson | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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