Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Skrobot, Larissa Latoh | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T13:13:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T13:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-10 | |
dc.identifier.citation | SKROBOT, Larissa Latoh. Entre Portas: construção cenográfica para filme curta-metragem. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9450 | - |
dc.description.abstract | It presents the production design in cinema as a construction tool of cinematic storytelling, adding layers of meaning to the story, having the main element of creating the scenario. The set design has evolved along with the movies and persue to contextualize the spectator inside the universe of the film, besides featuring the characters who reside in it. This subject comes up because since de beginning of cinema it is possible to notice the concern about the involvement of the audience with the film, when the scenery began to play an important role as a narrative tool. It demands to establish the relevance of the production design and scenography throughout movie history by selecting some films to assay how their sets influence the cinematic storytelling. As an application of the concepts developed it was designed the sets for the short film "Entre Portas" from the establishment of a working methodology for production design, listing the consecutive stages of development and the elements of scenographic composition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Cenografia e cenários | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Motion pictures - Setting and scenary | pt_BR |
dc.subject | Motion pictures | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.title | Entre Portas: construção cenográfica para filme curta-metragem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o design de produção no cinema como elemento de construção do discurso fílmico, acrescentando camadas de significação a narrativa, tendo como principal elemento de criação o cenário. A cenografia evoluiu juntamente com o cinema e busca situar o espectador dentro do universo do filme, além de caracterizar os personagens que o habitam. Este tema vem à tona, pois desde os primórdios do cinema é possível notar preocupação com o envolvimento do espectador com o filme, onde a cenografia passou a desempenhar papel importante na construção narrativa. Procura-se estabelecer a relevância do design de produção e da cenografia ao longo da história do cinema elegendo alguns filmes para análise de como seus cenários influenciam na narrativa fílmica. Como aplicação dos conceitos desenvolvidos criou-se a cenografia para o filme curta-metragem “Entre Portas” a partir do estabelecimento de uma metodologia de trabalho para o designer de produção, elencando-se as etapas consecutivas de desenvolvimento a serem cumpridas e os elementos de composição cenográfica. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Graça, Rodrigo André da Costa | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Tecnologia em Design de Móveis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design de Móveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODMO_2012_2_06.pdf.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.