Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Laís Galvão dos
dc.date.accessioned2020-11-12T12:24:12Z-
dc.date.available2020-11-12T12:24:12Z-
dc.date.issued2012-11-05
dc.identifier.citationSANTOS, Laís Galvão dos. Cartazes de cinema: da publicidade à coleção. 2012. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9364-
dc.description.abstractAssuming that every cultural artifact has a life story that is particular to itself and whose biographical narrative is constructed by the active intervention of its users and consumers, this work sought to adress the paths that movie poster trails, from its advertising status until singularization within a private collection. This process lies in the set of meanings that acts in and through the cultural, social, historical, technological and individual spheres, and owes much to the intervention of the activities and thoughts of advertising and design. For the object of the movie poster to be understood in its macro-biography, research was made in the history of the poster, graphic arts and cinema, having in mind studies about collections and material culture. In the end, a collection of selected posters from the 1960s, period of time chosen, was presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCartazespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectPosterspt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.titleCartazes de cinema: da publicidade à coleçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo da premissa de que todo artefato cultural possui uma trajetória de vida que lhe é particular e cuja narrativa biográfica é construída pela intervenção ativa de seus usuários e consumidores, buscou-se abordar os caminhos pelos quais passam um cartaz de cinema, desde seu status como objeto publicitário até sua singularização dentro de uma coleção privada. Esse processo reside no jogo de significações que atua nas e através das esferas culturais, sociais, históricas, tecnológicas e individuais, e deve muito à intervenção das atividades e reflexões do design e da publicidade. Para que o objeto do cartaz de cinema seja compreendido em sua macro-biografia, a pesquisa foi feita com base na história do cartaz, das artes gráficas e do cinema, tendo em vista estudos sobre coleção e cultura material. Apresentou-se, ao final, uma coleção selecionada de cartazes cinematográficos da década de 1960, período de recorte escolhido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Caviquiolo, Suelen Christine
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Artes Gráficaspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Artes Gráficas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DADIN_2012_1_14.pdf8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.