Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCândido, Cristiano Toni
dc.date.accessioned2020-11-12T12:24:05Z-
dc.date.available2020-11-12T12:24:05Z-
dc.date.issued2012-10-22
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Cristiano Toni. O desafio do design gráfico na convergência de mídias. 2012. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9360-
dc.description.abstractThis research brings historical and theoretical foundations of the challenges that graphic designers spent over time on new technologies. Points to the present time these professionals, which is necessary to adapt the processes of creation monomidiático for multimedia convergence. The focus is the design in the middle of the newspaper advertising placements, regardless of platform used for content distribution, regionalized to market Parana. The literature search was supplemented by a questionnaire for professionals involved in the creation and operation of the advertisements in newspapers and interview several agents in the newspaper Gazeta do Povo. Displays the end some trends and models of professional profiles and the creative team on projects included in the converging media placement of newspaper advertising.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDesigners - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectMídia (Publicidade) - Planejamentopt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDesigners - Technological innovationspt_BR
dc.subjectAdvertising media planningpt_BR
dc.subjectGraphic artspt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.titleO desafio do design gráfico na convergência de mídiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz embasamento histórico e teórico sobre os desafios que os designers gráficos passaram ao longo do tempo diante de novas tecnologias. Aponta para o momento atual destes profissionais, sendo necessária uma adaptação dos processos de criação monomidiático para a convergência multimídia. O foco é o design das veiculações publicitárias no meio jornal, independente da plataforma utilizada para a distribuição do conteúdo, regionalizado para o mercado paranaense. A pesquisa bibliográfica foi complementada pela aplicação de um questionário à profissionais ligados à criação e operação das publicações de anúncios nos jornais e da entrevista de diversos agentes no jornal Gazeta do Povo. Apresenta ao final algumas tendências e modelos de perfis dos profissionais e da equipe de criação inseridos em projetos de mídias convergentes na veiculação publicitária dos jornais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Ivone Teresinha de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Artes Gráficaspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Artes Gráficas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DADIN_2012_1_05.pdf396,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.