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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPando, Luciano Urgal
dc.creatorFuchs, Stefan Campana
dc.date.accessioned2020-11-12T12:04:18Z-
dc.date.available2020-11-12T12:04:18Z-
dc.date.issued2015-07-15
dc.identifier.citationPANDO, Luciano Urgal; FUCHS, Stefan Campana. Simulação e otimização da programação semafórica de uma região de Curitiba. 2015. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9298-
dc.description.abstractThe traffic light control in Curitiba is currently held by the Municipal Operational Control Center. The city is divided into 33 different semaphoric regions, each with one specific timing table. In the Control Center, many aspects of traffic signal plans are determined manually, with a heavy load of engineers’ and technicians’ experience. A computer system capable of processing the traffic sensors data available and to propose, for example, alter- natives to current traffic signal plans, might be of great assistance to the control center perators. With this in view, an optimization proposal of traffic signal plans was studied and analyzed for a specific region of Curitiba (in Rebou ̧as neighborhood). This project caims to develop a strategy of optimization with simulation for adjustment of traffic signal plans, from real data collected from the roads of that city region. For this, existing technological tools are used (simulators, optimization libraries, among others), as well as algorithms from the literature, adapting them to real needs and situations of the traffic. A realistic simulation model using the SUMO software was created from the data yielded by SETRAN. The traffic signal plan optimization was developed from the Particle Swarm Optimization algorithm. In various tests, improvements were observed over the current timing plan for specific tr ffic situations, in terms of the average delay, travel time and throughput metrics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectTrânsito urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectLevantamentos de trânsitopt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.subjectCity traffic - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectTraffic surveyspt_BR
dc.titleSimulação e otimização da programação semafórica de uma região de Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO controle de temporização de semáforos em Curitiba é realizado atualmente pelo Centro de Controle Operacional do município. A cidade é dividida em 33 diferentes regiões ricas, cada uma com uma tabela de planos específica. No Centro de Controle, muitos aspectos dos planos de programação semafórica são determinados manualmente, tendo muita carga de experiência de engenheiros e técnicos. Um sistema de computação, capaz de processar os dados de sensores de trafego disponíveis e propor, por exemplo, alternativas às programações semafóricas atuais, pode ser de grande auxílios aos operadores do centro de controle. Tendo isso em vista, uma proposta de otimiza ̧ao dos planos semafóricos foi estudada e analisada para uma regiões especifica de Curitiba (no bairro Rebouças). Este projeto tem como objetivo aplicar uma estratégia de otimização com simula ̧ao para o ajuste dos planos semafóricos, a partir de dados reais coletados das vias da referida regi ̃o da cidade. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas existentes (simuladores, bibliotecas de otimiza ̧ao, entre outros), al ́m de algoritmos da literatura, adaptando-os as necessidades e situações reais do trafego. Um modelo de simulação, utilizando o software SUMO, foi criado a partir dos dados cedidos pela SETRAN. A otimização das programações semafóricas foi implementada a partir do algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas. Em diversos testes, verificou-se que foi possível obter melhorias em relação ao plano de temporização o atual, em situações especıficas de trafego, segundo critérios de atraso médio, tempo de viagem e throughput.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.LattesFonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo
dc.contributor.advisor-co1Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.advisor-co1Delgado, Myriam Regattieri De Biase da Silva
dc.contributor.referee1Lüders, Ricardo
dc.contributor.referee2Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.referee3Delgado, Myriam Regattieri De Biase da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

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