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dc.creatorSerpe, Luís Filippe-
dc.date.accessioned2014-08-28T18:29:18Z-
dc.date.available2014-08-28T18:29:18Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationSERPE, Luís Filippe. Proposta de metodologia de requisitos para a inovação em micro e pequenas empresas. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/928-
dc.description.abstractThe development of organizations, due to an increasing competitive environment, faces challenges which grow in an accelerated rate. Thus, the technological innovation appears as an important instrument in the maintenance of a competitive scenario inthe organizations. When analysing the question, it can be observed that there are many tools tohelp obtaining the innovation indexes. However, the focal point is that companies be capable of developing innovation in a continuous and sustainable way, towards the increase in their innovative activities and the improvement of their competitive performance. It can also be observed that the micro enterprises show the major difficulties concerning the development of such process, due to many factors. Thus, the central objective of this study is to propose a methodology of solutions and requisites, aiming to increase the innovation degree in micro and small enterprises. The data collection is represented by the diagnosis, observing the degree of innovation within the researched companies, obeying to specific criteria, which also served as a parameter to the execution of the main objective. The proposition of the model shows some degrees of commitment of the organizations, concerning the innovation activities described. In other words, it identifies in which level the companies are located. (Looking for ideas, Selection of ideas, Gathering of resources; Execution). To facilitate the data collection, the activities were divided in six (6) dimensions. Such activities were formulated following parameters described by the Oslo Manual –Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data, and the researched literature. Through the use of tables and figures indicating the localization of the companies in each dimension, it is possible to identify which items must be improved within the four (4) activity levels, then offering the proposition of requisites. The results showed that the researched companies have medium levels of evolution concerning the described activities, highlighting the lack of understanding on the importance of the activities. Notwithstanding, it was possible to operationalize the proposition, showing how the phases are applied.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectConcorrência - Comérciopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectSmall business - Technological innovationspt_BR
dc.subjectFurniture industry and trade - Technological innovationpt_BR
dc.subjectCompetition - Commercept_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectIndustrial managementpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleProposta de metodologia de requisitos para a inovação em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento das organizações, face a um ambiente crescentemente competitivo, se vê diante de desafios que crescem em escala acelerada. Assim, a inovação tecnológica se constitui como um importante instrumento na manutenção de um perfil competitivo para as organizações. Dentro desta questão, existem muitas ferramentas que auxiliam na obtenção de índices de inovação. No entanto, o ponto central é que as empresas sejam capazes de implantar inovações de maneira sustentável e contínua, no sentido de incrementar suas atividades inovativas e assim melhorar seu prospecto competitivo. Observa-se, outrossim, que as empresas de pequeno porte são aquelas que apresentam as maiores dificuldades na sustentação deste processo, devido a uma série de fatores. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é propor uma metodologia de soluções e requisitos para o aumento do grau de inovações em micro e pequenas empresas. O levantamento de dados se traduz pela obtenção do diagnóstico, observando assim qual é o nível de inovação nas empresas pesquisadas, e obedecendo a determinados critérios, que serviram de parâmetro à consecução do objetivo central. Já a proposta de metodologia contempla níveis de comprometimento das organizações de acordo com as atividades de inovação descritas, ou seja, identifica em qual nível a empresa se encontra (Levantamento; Seleção de idéias; Apropriação de recursos e Execução). Para facilitar a obtenção dos resultados, as atividades foram agrupadas em seis (6) dimensões de estudo. Tais atividades foram formuladas seguindo parâmetros descritos pelo Manual de Oslo e pela bibliografia consultada. Por meio de tabelas e figuras indicando a localização das empresas em cada dimensão, é possível identificar quais itens devem ser melhorados dentro dos quatro (4) níveis de atividade e assim oferecer a proposta de requisitos. Os resultados apontaram que as empresas pesquisadas possuem, em grande parte, níveis médios de evolução das atividades descritas, indicando a falta de entendimento da importância das atividades, e a dificuldade em compreender como as atividades descritas se coadunam com os objetivos de inovação. Não obstante, foi possível operacionar a proposta, demonstrando assim como as fases são aplicadas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade Júnior, Pedro Paulo de-
dc.contributor.advisor-co1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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