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Título: Inteligência coletiva e ação cidadã: uma análise da interação do cidadão com os canais oficiais de comunicação com a prefeitura de Curitiba
Autor(es): Lazzarin, Rafael Vantroba
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Cidadania
Aplicativos móveis
Administração municipal - Participação do cidadão
Swarm intelligence
Citizenship
Mobile apps
Municipal government - Citizen participation
Data do documento: 9-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: Lazzarin, Rafael Vantroba. Inteligência coletiva e ação cidadã: uma análise da interação do cidadão com os canais oficiais de comunicação com a prefeitura de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A utilização de ferramentas que ampliam o contato entre instituições públicas e os cidadãos comuns sofreu uma mudança considerável nos últimos anos. Embora a utilização do telefone para elogios, dúvidas e denúncias não urgentes esteja presente em Curitiba há mais de três décadas, a ascensão da Internet possibilitou uma presença cada vez maior da comunidade na resolução dos problemas urbanos cotidianos. Ao mesmo tempo, teorizações sobre contribuições voluntárias e trabalhos comunitários resultaram no aprimoramento do conceito de Inteligência Coletiva. Este trabalho é uma tentativa de aplicação de teorias organizacionais sobre Inteligência Coletiva para o estudo da ação e envolvimento cidadão na cidade de Curitiba. O trabalho conta com uma abordagem teórica, a aplicação de um questionário online e uma análise comparativa entre as formas de contato entre o cidadão e a prefeitura. A comparação entre as ferramentas 156 e Colab.re, a partir de dados de utilização obtidos diretamente dos usuários por meio das respostas ao questionário, ajuda a compreender o sucesso e as falhas de cada uma dessas iniciativas.
Abstract: The usage of tools that assist the contact between local authorities and ordinary citizens was subject to major changes in recent years. Even though the usage of telephone for questions, non-urgent complaints and even to thank the mayor for his/her actions has been in practice for more than three decades in Curitiba, the rise of the Internet enabled a growing presence of the general public in the resolution of daily urban issues. At the same time, theorizations about voluntary contributions and community work resulted in an improved concept of Collective Intelligence. This paper is an attempt to apply these organizational theories about Collective Intelligence to the study of citizens’ actions and involvement with the city of Curitiba. This study has a theoretical approach that involves the application of an online questionnaire and performs a comparative analysis of the methods of contact between the citizen and the local authorities. The comparison between Central 156 and Colab.re based on the data collected from the administered questionnaire helps to understand the where each of the initiatives succeeds or fails.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9272
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