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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cyulik, Lucas | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T12:01:53Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T12:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.identifier.citation | CYULIK, Lucas. Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Programação (Computadores) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Interfaces de usuário (Sistemas de computação) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Computer programming | pt_BR |
dc.subject | Computer programming - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | User interfaces (Computer systems) | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar | pt_BR |
dc.title.alternative | How to present programming for children? Involve to demystify, enhance to implement | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Marilia Abrahão | |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Marilia Abrahão | |
dc.contributor.referee2 | Emer, Maria Claudia Figueiredo Pereira | |
dc.contributor.referee3 | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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