Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216
Título: | Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar |
Título(s) alternativo(s): | How to present programming for children? Involve to demystify, enhance to implement |
Autor(es): | Cyulik, Lucas |
Orientador(es): | Amaral, Marilia Abrahão |
Palavras-chave: | Programação (Computadores) Programação (Computadores) - Estudo e ensino Jogos educativos Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Educação Computer programming Computer programming - Study and teaching Educational games User interfaces (Computer systems) Education |
Data do documento: | 15-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CYULIK, Lucas. Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COSIS_2016_2_8.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.