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dc.creatorMagaton, Heloise Cristini
dc.date.accessioned2020-11-12T12:01:52Z-
dc.date.available2020-11-12T12:01:52Z-
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationMAGATON, Heloise Cristini. Recomendações para o desenvolvimento de softwares voltados para crianças com transtorno do espectro autista. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9215-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTecnologia e criançaspt_BR
dc.subjectChildren with autism spectrum disorderspt_BR
dc.subjectAutistic peoplept_BR
dc.subjectAutism in childrenpt_BR
dc.subjectAutistic childrenpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectTechnology and childrenpt_BR
dc.titleRecomendações para o desenvolvimento de softwares voltados para crianças com transtorno de espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeRecommendations for software development for children with autistic spectrum disorderpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impactos múltiplos e variáveis em áreas relevantes do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Estudos comprovam que crianças diagnosticadas com TEA gostam de tecnologia como qualquer outra criança, sendo usada como uma ferramenta no auxílio ao tratamento desde transtorno. Essa pesquisa investiga a interação de crianças TEA com a tecnologia no tratamento deste transtorno e aplicação de questionários com profissionais especializados em TEA e responsáveis das crianças com TEA participantes das observações. Além disso também revisa recomendações para o desenvolvimento de softwares para o público com TEA presentes na literatura, e a partir dos resultados encontrados na literatura e na pesquisa de campo sugere novas recomendações. Esta pesquisa confirma 16 recomendações encontradas na pesquisa bibliográfica e propõe 11 novas recomendações, as quais poderão ser usadas no desenvolvimento de softwares voltados para o público com TEA.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bim, Sílvia Amélia
dc.contributor.referee1Bim, Sílvia Amélia
dc.contributor.referee2Amaral, Marilia Abrahão
dc.contributor.referee3Almeida, Leonelo Dell Anhol
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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