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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carvalho, Bruno Tokarski de | |
dc.creator | Costa, Rafael Torres Vidal da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T12:01:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T12:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Bruno Tokarski de. COSTA, Rafael Torres Vidal da. Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212 | - |
dc.description.abstract | Teaching a good class has as an important point the stimulation of students so that they may build knowledge for themselves. In this sense, the presence of games in teaching methods support the idea of an alternative and more attractive method of teaching, stimulating students in their imagination and their search. Enabling teachers to bring resources such as these into a classroom in different disciplines, without the necessity for first obtaining advanced computer and programming knowledge, is a great hurdle to be overcome. This work analyzed the benefits of utilizing gamified tools and project and implementation of a prototype tool for the creation of games and presentations that support learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Terapia narrativa | pt_BR |
dc.subject | Framework (Arquivo de computador) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Narrative therapy | pt_BR |
dc.subject | Framework (Computer program) | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Ministrar uma boa aula tem como ponto importante estimular o aluno a que construa por si mesmo o conhecimento. Dessa forma, a presença de jogos nas práticas de ensino vem suportar a ideia de um ensino alternativo e mais atrativo, que estimule o aluno na sua imaginação e na sua busca pelo conhecimento. Permitir ao professor que traga recursos como esse para dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, sem que seja necessário primeiramente obter conhecimentos avançados em programação e computação, é um grande desafio a ser superado. O presente trabalho analisa os benefícios da utilização de ferramentas gamificadas e o projeto e implementação de um protótipo de ferramenta para criação de jogos e apresentações de apoio a aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.contributor.referee1 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.contributor.referee2 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.contributor.referee3 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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