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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212
Título: | Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop |
Autor(es): | Carvalho, Bruno Tokarski de Costa, Rafael Torres Vidal da |
Orientador(es): | Graeml, Alexandre Reis |
Palavras-chave: | Aprendizagem Jogos Terapia narrativa Framework (Arquivo de computador) Tecnologia da informação Educação Jogos educativos Learning Games Narrative therapy Framework (Computer program) Information technology Education Educational games |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CARVALHO, Bruno Tokarski de. COSTA, Rafael Torres Vidal da. Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Ministrar uma boa aula tem como ponto importante estimular o aluno a que construa por si mesmo o conhecimento. Dessa forma, a presença de jogos nas práticas de ensino vem suportar a ideia de um ensino alternativo e mais atrativo, que estimule o aluno na sua imaginação e na sua busca pelo conhecimento. Permitir ao professor que traga recursos como esse para dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, sem que seja necessário primeiramente obter conhecimentos avançados em programação e computação, é um grande desafio a ser superado. O presente trabalho analisa os benefícios da utilização de ferramentas gamificadas e o projeto e implementação de um protótipo de ferramenta para criação de jogos e apresentações de apoio a aprendizagem. |
Abstract: | Teaching a good class has as an important point the stimulation of students so that they may build knowledge for themselves. In this sense, the presence of games in teaching methods support the idea of an alternative and more attractive method of teaching, stimulating students in their imagination and their search. Enabling teachers to bring resources such as these into a classroom in different disciplines, without the necessity for first obtaining advanced computer and programming knowledge, is a great hurdle to be overcome. This work analyzed the benefits of utilizing gamified tools and project and implementation of a prototype tool for the creation of games and presentations that support learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
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