Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074
Título: | Oficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimental |
Autor(es): | Araújo, Daniele Cecília Ulsom de |
Orientador(es): | Gonçalves, Fabiana Roberta |
Palavras-chave: | Professores - Formação Ensino - Metodologia Teachers, Training of Teaching - Methodology |
Data do documento: | 29-Nov-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ARAÚJO, Daniele Cecília Ulsom de. Oficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para a viabilização da aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências em colégios da rede pública de ensino e formulação de oficinas de formação e capacitação de docentes voltadas para tal metodologia de ensino. Discute a possibilidade de aplicação do ensino prático de Ciências com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigador através da atualização e aprofundamento do trabalho de formação com o corpo docente. Investiga a metodologia de ensino utilizada nas aulas ministradas na disciplina de Ciências. Identifica dificuldades apresentadas pelos professores no trato das práticas de laboratório e fornece novos meios de contornar tais problemas. |
Abstract: | This research presents a pedagogical proposal to enable the application of classroom practices in science education in high schools of public school system and to formulate formation and training courses to professors oriented to this teaching methodology. The research discusses, as well, the possibility of the application of science education, with focus on formation of teachers with criticality and researcher by the update and deepening of formation process with the faculty. Finally, this research investigates the teaching methodology used during the science classes and identifies the obstacles faced by teachers on laboratory practices and gives new ways to overcome these questions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074 |
Aparece nas coleções: | CT - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COQUI_2011_2_03.PDF | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.